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como é uma revisão elétrica em carros

Uma revisão elétrica automotiva é verificar tudo que pode ser medido ou avaliado visualmente dos componentes elétricos de um veículo. Medem-se o alternador, a descarga da bateria, o aperto dos fios de aterramento, tanto na bateria como na lata do carro. E todas as lâmpadas são acesas e devem cumprir suas finalidades. Além disso, todos os outros componentes devem ser testados e funcionar conforme o manual do carro.

Não existe preço fixo para uma revisão dessas, pois uma oficina séria cobra somente o que é trocado. Mas você pode fazer uma rápida e eficiente revisão elétrica de seu carro como a descrita abaixo!

Aproxime a traseira de seu carro perto da parede de sua garagem (cerca de um metro). Ligue a chave de seu veículo apenas para acender as luzes do painel (não precisa acionar o motor). Pise no freio e repare pelo retrovisor o reflexo na parede, da luz de freio (serão dois reflexos vermelhos, um à esquerda outro à direita).

Repita a operação fazendo essas luzes piscarem. Em seguida, ligue a seta para um lado e confira se pisca, mas faça isso sempre pisando no freio, pois pode haver defeito de aterramento (neste caso freio e seta piscarão juntos). Repita este teste com a outra seta.

Já os faroletes podem ser verificados do lado de fora do veículo, conferindo as luzes: duas na frente (amarelo fraco) e duas atrás (vermelho mais fraco que as luzes de freio), além da iluminação da placa traseira. Em seguida acione os faróis, que sempre se acendem após os faroletes, e também verifique tanto o baixo como alto.

Para conferir a luz de ré, ligue a chave do carro e engate a ré e repare o reflexo na parede, que não será vermelho ou laranja (freio e setas), mas sim um amarelo forte como um pequeno farol. A maioria dos modelos modernos acende somente uma luz de ré.

COMO SABER SE MEU CARRO ESTÁ REPONDO A CARGA DA BATERIA?

Normalmente bastaria um multímetro usado de forma correta. Em marcha lenta (motor ligado sem acelerar) o multímetro deve estar calibrado pra corrente contínua até 20 volts. O resultado será uma boa medição que, para veículos modernos, é bem perto dos 14 volts ou um pouco acima.

Acima de 15 volts é sinal de sobrecarga e o alternador deverá ser reparado. Quando o alternador não está carregando, o multímetro medirá algo abaixo dos 12 volts ou o que a bateria tiver de carga.

Mas e se você não tem uma ferramenta como essa? Como saber se seu carro está carregando a bateria? Existe uma técnica simples que chamamos de “primeiros testes” que deverão ser confirmados depois por uma oficina especializada.

Ligue a chave de seu carro apenas para acender as luzes do painel. Procure por uma luz vermelha com um desenho de bateria. Se não encontrar já é um mau sinal. Mas achando a tal luz, acione o motor e ela deverá apagar. Se ocorrer isto, a luz acender com a chave e depois apagar com o motor ligado, seu carro muito provavelmente estará carregando sua bateria.

Mas no caso de não acender a luz ou ela acender e continuar acesa mesmo depois de ligar o motor, você deve procurar uma eletricista de confiança e efetuar o reparo, pois este é um sinal claro de falta de reposição de carga e sua bateria vai arriar em pouco tempo. Por isso a luz de bateria é vermelha.

fonte: Mãos ao Auto

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