+55 48 98828-3144

A pressão dos pneus como usar corretamente?

Sabe aquele mito de se colocar a pressão dos pneus mais alta ou baixa? Não se deve fazer nem uma, nem outra. Esta “dica” faz parte da enorme lista de falsas informações que circulam pela internet. A primeira sugere que o motorista reduza três a quatro libras na calibragem dos pneus recomendada no manual do proprietário.

Sob o argumento de que o carro fica mais confortável, roda mais “macio” e transmite menos as irregularidades do piso para os ocupantes. Pode até ser verdade. Porém, ao se reduzir a calibragem recomendada pelo fabricante, há um aumento no desgaste do pneu, que terá sua durabilidade significativamente reduzida. Ou seja, o ligeiro conforto adicional vai custar um desconforto no bolso do dono.

Além disso, o consumo de combustível vai aumentar pois, quanto menor a pressão no pneu, maior o atrito a ser vencido pelo motor. E, sempre que o motor “trabalha” mais, pede também mais combustível ao tanque. Então mais um prejuízo do bolso, o aumento do consumo.

Finalmente, com a calibragem reduzida o carro perde também em estabilidade, fica mais sujeito a derrapar lateralmente nas curvas. Ou seja, compromete a segurança veicular.

Por outro lado, tem uma sugestão contrária, também na internet (que vem se revelando uma inesgotável fonte de informações e dicas sem a menor fundamentação técnica): se a pressão dos pneus for calibrada com algumas libras adicionais, haverá uma redução no consumo de combustível.

Assim como a primeira, esta dica também está correta. Entretanto, assim como a anterior, ela não mostra o outro lado da moeda, as desvantagens decorrentes de se aumentar a pressão dos pneus. Ou seja, maior pressão reduz seu atrito contra o piso, o motor é aliviado e pede menos combustível ao tanque.

Entretanto, aumentar a calibragem resulta também num desconforto para os ocupantes do automóvel, redução na vida útil do pneu e de alguns componentes da suspensão. Ou seja, os reais que se economizam no combustível acabam saindo do bolso para pagar o desgaste prematuro dos pneus. E mais o desconforto dos ocupantes do automóvel.

fonte: https://autopapo.com.br

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

× Como podemos ajudar você?