Quando superaquecido, o disco de freio fica com uma cor azulada e perde sua garantia de fábrica. Por isso, a Fremax, em parceria com o consultor técnico Fernando Paim, listou suas dez principais causas. Conheça e saiba como evitá-las.
- Pré-assentamento. Para um pré-assentamento adequado, eleva-se a velocidade do veículo a 60 km/h e aciona-se o freio moderadamente baixando para 40 km/h. Este procedimento deve ser repetido por 10 vezes, dando o maior espaço entre uma frenagem e outra, evitando o superaquecimento.
- Mau uso. Quando os componentes de atrito do sistema de freios são substituídos, a ação de frenagem fica deficiente até o assentamento total. Por isso, além de fazer o pré-assentamento, não acione o freio bruscamente até atingir no mínimo 300 km rodados.
- Procedimento de manutenção incompleto/incorreto. Para uma correta manutenção no sistema de freios devemos avaliar todos os componentes. A falta de manutenção no eixo traseiro, por exemplo, pode levar à sua baixa eficiência, proporcionando uma maior exigência no eixo dianteiro e gerando excesso de temperatura.
- Disco de freio. Discos fabricados com matéria-prima de baixa qualidade não terão boa resistência à temperatura e, por isso, terão uma má condição de dissipação de calor.
- Pinça de freio. Pistão preso, pinos deslizantes travados, pinos deslizantes com folga excessiva ou desgaste no conjunto promovem um mau assentamento das pastilhas e podem fazer com que elas permaneçam pressionadas contra os discos, fatores que geram alta temperatura.
- Pastilhas de freio. Pastilhas de baixa qualidade ou pastilhas aplicadas em discos com desgaste irregular deixam a área de contato restrita, o que promove baixo coeficiente de atrito e gera alta temperatura.
- Freio a tambor. O sistema de freio a tambor no eixo traseiro deve participar com mais ou menos 30% da ação total de frenagem do carro. Devido a qualquer razão de sua ineficiência, como o vazamento de liquido de freio e pistões emperrados, o freio do eixo dianteiro terá maior exigência e, com isso, ocorrerá superaquecimento.
- Tambor de freio. A aplicação de lonas ou sapatas novas em tambores irregulares compromete a área de contato e, devido à perda da condição de atrito e capacidade de frenagem, sobrecarrega o freio dianteiro, o que gera alta temperatura.
- Cilindro de roda. A alteração do modelo do cilindro de roda ao subtituí-lo determina menor eficiência do freio do eixo traseiro, sobrecarregando o freio dianteiro e causando superaquecimento.
- Flexíveis do Freio. Flexíveis obstruídos ou entupidos não permitem o alívio da pressão hidráulica no sistema de freios após desaplicar o pedal, mantendo as pastilhas ou sapatas acionadas, interferindo no movimento da roda e, consequentemente, gerando superaquecimento.Dica
Fremax: o disco ou tambor azulado que não esteja trepidando ou vibrando não precisa ser trocado. Neste caso, deve ser trocado somente as pastilhas ou lonas de freio.
Fonte: Fremax