Como saber a idade do pneu? Qual é o ano de fabricação do meu pneu? Como ler o DOT?
Para saber a idade ou data de fabricação do seu pneu você tem que ler o código DOT que vem estampado no seu pneu. DOT = Department of Transportation, informa que o pneu está conforme os regulamentos DOT dos Estados Unidos. O código começa com as letras DOT seguido por duas letras o número que representa a fábrica onde foi produzido. Depois a três ou quatro números dependendo de quando foi produzido:
Pneus produzidos depois do ano 2000 tem um DOT de quatro números, os primeiros dois números são a semana (lembre-se que há 52 semanas em um ano) em que foi produzido e os últimos dois são o ano.
Exemplo: DOT AX 3003
30 é a semana 30 do ano.
03 é o ano 2003.
Pneus antes do ano 2000 so tem 1 dígito para o ano.
Exemplo: DOT AX 148
14 é a semana 14 do ano.
8 é o ano de 1998
O que é Tread? onde fica o tread do pneu?
O tread do pneu é a parte de fora do pneu que se desgasta com o tempo. Cada modelo e marca de pneu têm um estilo diferente de tread dependendo no propósito do pneu. Abaixo há uma foto do tread de um pneu para carro de passeio.
Como saber se meu pneu é simétrico ou assimétrico?
Para saber saber se o pneu possui desenho simétrico ou assimétrico, é fácil, basta criar uma linha imaginária no meio da banda de rodagem, se o pneu for simétrico o desenho será igual nos dois lados da linha imaginária, por sua vez, se o desenho não for igual, o pneu será assimétrico.
Como saber aonde foi produzido o meu pneu? País de fabricação?
Em todos os pneus é preciso constar o país onde foi produzido. Nos pneus importados, normalmente os dados estão em inglês. Um pneu fabricado no Japão: Made in Japan, se foi fabricado na Coréia do Sul: Made in South Korea.)
Como ler a medida de um pneu?
A medida comum na maioria dos pneus do mundo consiste em apresentar a largura, perfil e aro.
Exemplo: 175/70R13
175 é a largura do pneu.
70 significa que a altura da parede do pneu e 70% da largura, então a altura seria 122.5
13 é o diâmetro do pneu, neste caso 13 polegadas.
R significa que o pneu é radial
O que é o número do Treadwear?
Este número pode variar de 60 a 700, quanto maior o número, mais o pneu irá render. Por exemplo, um pneu Treadwear 400 deveria render duas vezes mais que um pneu com Treadwear 200. Vale lembrar, que nem sempre um pneu que dura mais é um pneu melhor, pois um pneu macio que tem maior aderência, poderá durar menos, mas oferecer um melhor desempenho em curvas e frenagens.
O que é a letra de Traction escrita no pneu? O que significa traction?
É baseado na habilidade do pneu parar um carro no asfalto ou concreto molhado. Não tem nada que ver com a habilidade do pneu fazer curvas. Há quatro categorias de tração, AA, A, B e C, AA sendo o mais alto e C o mais baixo.
O que significa as letra de Temperature escrito no pneu?
É um índice baseado na capacidade do pneu parar um carro no asfalto ou concreto molhado. Não tem nada que ver com a habilidade do pneu fazer curvas. Há quatro categorias de tração, AA , A , B e C , AA sendo o mais alto e C o mais baixo.
Como ler medidas com “X” na medida? O que significa o “X” na medida do pneu? É em polegadas?
Sim, estas medidas estão em polegadas.
Exemplo: 31×10.5R15
31 é o diâmetro total do pneu,
10.5 é a largura do tread do pneu,
R15 é o diâmetro da roda.
Aprenda mais sobre este sistema de medida.
Qual é a velocidade máxima do meu pneu? Como saber a velocidade máxima do meu pneu? Como ler as letras de velocidade no meu pneu?
Para encontrar a velocidade máxima que você pode dirigir com seu pneu, você pode consultar a tabela onde encontra todos os índices e velocidades respectivas. Você encontrará uma destas letras estampada no seu pneu depois da medida. Exemplo: na medida 215/45R17 100Y, Y é a letra que designa a velocidade máxima do pneu, neste caso Y representa 300 km/h na tabela.
Sistema automático de índice de velocidade.
Código | km/h | Código | km/h |
A1 A2 A3 A4 A5 A6 A7 A8 B C D E F G J K | 5 10 15 20 25 30 35 40 50 60 65 70 80 90 100 110 | L M N P Q R S T U H V Z W (W) Y (Y) | 120 130 140 150 160 170 180 190 200 210 240 mais de 240 270 mais de 270 300 mais de 300 |
Qual é o peso máximo que posso por no meu pneu? Índice de peso por pneu? Como ler índice de peso?
Para saber o peso máximo que você pode por no seu pneu veja a tabela de códigos em baixo. Você encontrará um destes números estampados no seu pneu depois da medida.
Exemplo: Grandtrek AT3 112S 112 é o número que designa o peso máximo por pneu, neste caso 112 representa 1120kg. Sistema automático de índice de peso.
Código | Kg | Código | Kg | Código | Kg | Código | Kg | Código | Kg | Código | Kg |
60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 | 250 257 265 272 280 290 300 307 315 325 335 | 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 | 345 355 365 375 387 400 412 425 437 450 462 | 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 | 475 487 500 515 530 545 560 580 600 615 630 | 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 | 650 670 690 710 730 750 775 800 825 850 875 | 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 | 900 925 950 975 1.000 1.030 1.060 1.090 1.120 1.150 1.180 | 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 | 1,215 1.250 1.285 1.320 1.360 1.400 1.450 1.500 1.550 1.600 1.650 |
Como saber se o pneu vem com letras brancas ou parede branca? Estou no site do fabricante, como sei se a medida do pneu que quero tem letras brancas?
Na lista de medidas do fabricante vai aparecer as próximas letras, veja o que cada um significa:
Pneu com Letras Brancas
OWL: Outlined White Letters
RWL: Raised White Letters
ROWL: Raised Outlined White Lettes
ORWL: Outline Raised White Letters
WO: Outlined White Letters
Pneus com Letras Pretas
RBL: Raised Black Letters
OBL: Outlined Black Letters
BL: Black Letters
Pneu com Parede Branca
WSW: White Side Wall
Pneu com Parede Preta
BSW: Black Side Wall
Quais matérias primas são utilizadas em um pneu?
– Borracha Natural, ou poliisopreno é a base utilizada nos pneus tornando elastômero
– Estireno-butadieno co-polímero (SBR) é uma borracha sintética que é muitas vezes substituída por borracha natural, em parte baseado no comparativo dos custos de matérias-primas
– Polibutadieno é usado em combinação com outras borrachas devido a suas propriedades de por acumular baixo calor
– Borracha Halobutyl é utilizado para o revestimento interior dos pneus tubeless devido à sua baixa permeabilidade de ar. Os halogéneos fornecem um vínculo com a carcaça que são essencialmente compostos de borracha natural. Bromobutilo é superior ao clorobutilo, mas é mais caro
– Carbon Black constitui uma percentagem elevada dos compostos da borracha. Isto dá reforço e resistência à abrasão
– Sílica, utilizada em conjunto com Carbon Black em pneus alta performance como um reforço de acumulação de baixa calor
– Enxofre junta as moléculas da borracha no processo de vulcanização
– Accelerators são compostos orgânicos complexos que acelerem a vulcanização
– Ativadores assistem a vulcanização. O principal deles é o óxido de zinco
– Os antioxidantes e flancos antizonantes evitam rachaduras devido à ação da luz solar e do ozônio
– Tecido de têxtil reforça a carcaça do pneu
Quantos anos duram um pneu? Durabilidade do pneu? Qual e a vida de um pneu?
Esta é uma pergunta muito difícil de responder, pois depende de muitas variáveis como a marca, modelo, medida, além das condições de uso do pneu. As pistas no Brasil não são muito boas levando os pneus a durarem menos do que em países como Estados Unidos e países da Europa. A durabilidade também depende das condições de manutenção do veículo, calibragem correta e do índice de treadwear daquele modelo, portanto, cada pneu apresenta uma durabilidade bastante diferente em relação a outros.
Quantos anos de garantia têm um pneu?
O tempo de garantia legal para os pneus vendidos no Brasil é de 5 anos para defeitos de fabricação.
Quais são os maiores perigos a um pneu? Situações a evitar? Problemas comuns a um pneu? Até que ponto é seguro usar um pneu?
Sub-inflação
Andar com o pneu mais vazio do que o indicado, faz com que o pneu se desgaste mais na parte de fora, deixando a área central muito menos desgastada.
Excesso de Inflação
Andar com o pneu com mais ar do que o recomendado resulta na área central sendo forçada em contato com a estrada, causando desgaste rápido no centro e ombros do pneu.
Os Erros de Alinhamento
Um exemplo típico do desgaste provocado por erro de alinhamento na roda da frente é o desgaste progressivo a partir de um lado. O desgaste pode ser sentido por passar a mão no pneu ou observar que uma parte apresenta maior desgaste em relação a outra.
Fim de Vida
Quando um pneu atinge o final da vida, chegando ao padrão mínimo legal de profundidade de 1,6 milímetro, ele ainda parece ter vida útil, porém já não é mais seguro utilizá-lo, por isso é importante ficar atento ao TWI, que indica o desgaste.
Travagem de Emergência
Uma manobra de travagem de emergência pode causar que os pneus se desgastam rapidamente, causando deformação da área de contato com o solo.
Objetos na Pista
Podem causar danos consideráveis, como cortes, rasgos, bolhas e deformações.
O que significa TT?
TT significa Tube Type, que indica que o pneu usa uma câmara de ar por dentro do pneu. Normalmente quando um pneu é TT, as palavras Tube Type também estão estampadas. Hoje em dia há poucos pneus sendo produzidos com a tecnologia TT, já que é uma tecnologia antiga que vem sendo substituída pela TL.
O que significa TL?
TL significa Tubeless, que significa que o pneu não usa uma câmara de ar por dentro. Quando o pneu é do tipo TL as palavras Tubeless vem estampado no pneu.
O que significa as letras P, LT, ST, T na medida do pneu?
Estas letras no pneu são parte do código internacional de classificação do pneu, mas são opcionais, portanto nem sempre aparecerá estampado no pneu.
P: Indica que e para carro de passeio (Passenger Car).
LT: Indica que e para camioneta (Light Truck).
ST: Indica que e para Trailer especial (Special Trailer).
T: Indica que e para uso temporário, pneu de emergência.
É comum meu pneu fazer barulho? Por que meu pneu faz barulho?
Sim. O barulho causado pelo seu pneu depende muito da pista e do desenho da banda de rodagem. Cada desenho de pneu faz uma quantidade de barulho diferente.
É comum meu pneu vibrar? Por que meu pneu vibra?
Não. Se seu pneu vibrar pode ser que não está calibrado corretamente, ou com problemas de balanceamento da roda. É importante verificar a causa, evitando o desgaste prematuro.
É importante alinhar meu pneu? Por que alinhar meu pneu?
Pneus desalinhados causam desconforto ao dirigir, pois o veículo tende a “puxar” para os lados, fazendo com que os pneus se desgastam mais rápido e que tenha uma vida mais curta. Também pode causar danos a suspensão do veículo.
Como encontrar a pressão de ar do pneu (Calibragem)?
Você encontra a pressão ideal no manual do seu veículo, ou na etiqueta que informa a pressão para cada pneu, geralmente fixada na tampa do tanque de combustível ou na porta dianteira esquerda.
Como saber se meu pneu é direcional? Há uma direção específica para montar meu pneu na roda?
Pneus com desenho assimétrico não possuem sentido de direção específica, portanto podem ser montados apontando para qualquer direção. Pneus simétricos e unidirecionais só podem ser montados apontando para uma direção. Abaixo há uma foto de um pneu direcional.
Pneus que só podem ser usados em um sentido, normalmente possuem uma flecha indicativa estampada no pneu com a direção correta a ser seguida.
Por que um pneu liso é perigoso?
Pneus lisos passam a ter os canais de escoamento de água menores que o ideal, e portanto não oferecem a segurança que deveriam em pista molhada, podendo causar aquaplanagem e perda de controle do veículo.
Como saber se está na hora de trocar meu pneu? Que teste posso fazer para ver se meu pneu está muito liso?
Para facilitar a vida dos condutores, a maioria dos pneus já vêm com um indicador de vida, agora, se o usuário irá prestar atenção ou não, é outra história. Veja a imagem abaixo para entender a expliacação. A maioria dos penus hoje vêm com uma barrinha (T.W.I.) bem no centro, quando o tread do pneu chegar ao mesmo nível que a barra, é hora de trocar seu pneu. Esta barra indica quando seu pneu deixa de ser seguro.
Como saber se meu pneu foi certificado pelo Inmetro? Qual é a estampa do Inmetro no pneu?
Para saber se seu pneu foi aprovado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) procure um logo com uma letra N. Do lado do logo do Inmetro há um código específico para cada empresa de pneu. Todo pneu vendido no Brasil tem que ter a estampa do Inmetro, se não tiver, o pneu não foi aprovado para uso no Brasil.procure um logo parecido ao da foto.
Como saber se meu pneu é tubeless, não usa câmara de ar?
Quase todos os pneus hoje em dia são tubeless (não usam câmara de ar) mas se você quer ter certeza procure a palavra “Tubeless” estampada no seu pneu, veja a foto abaixo para saber o que procurar.
O que significa o código que começa com “E” ou “e” no pneu? Como saber se meu pneu foi certificado para o mercado Europeu?
Desde de 1997 todos os pneus usados na Europa têm que ter o código E-mark. Se no código aparecer um e em minúsculo, significa que o pneu foi certificado para comparecer com as dimensões, performance e marcação requerido pelo Directive 92/33/EEC. Se no código aparecer um E em maiúsculo, significa que o pneu foi certificado para comparecer com as dimensões, performance e marcação requerido pelo ECE regulation 30. O número dentro do círculo é o código do país que aprovou a certificação. O número fora do circulo ou rectângulo é a aprovação específica a esse modelo e tipo de pneu. Veja o código E ou e referente a cada país.
E | País | E | País | e | País |
E1 E2 E3 E4 E5 E6 E7 E8 E9 E10 E11 E12 E13 E14 E16 E17 E18 E19 E20 E21 E22 | Germany France Italy Netherlands Sweden Belgium Hungary Czech Republic Spain Yugoslavia United Kingdom Austria Luxembourg Switzerland Norway Finland Denmark Romania Poland Portugal Russian Federation | E23 E24 E25 E26 E27 E28 E29 E31 E32 E34 E37 E40 E42 E43 | Greece Ireland Croatia Slovenia Slovakia Belarus Estonia Bosnia and Herzegovina Latvia Bulgaria Turkey Yugoslav Republic of Macedonia European Community Japan | e1 e2 e3 e4 e5 e6 e9 e11 e12 e13 e17 e18 e21 e23 eIRL | Germany France Italy Netherlands Sweden Belgium Spain United Kingdom Austria Luxembourg Finland Denmark Portugal Greece Ireland |
O que é protetor de borda (Rim Protection)? Para que serve?
Pneu com protetor de borda é um pneu com parede reforçada e mais grossa, que além de ser mais resistente, protege a borda da roda, pois o pneu fica um pouco mais para fora. Vejas as fotos abaixo para ver a diferença.
Fonte: pneufacil