Com a temperatura cada vez mais elevada (inclusive no inverno) e trânsito intenso não só nas grandes cidades, está cada vez mais difícil encontrar um motorista que abra mão do conforto do ar-condicionado. Mas são inúmeros os mitos que cercam o item. Veja agora as principais dúvidas esclarecidas por especialistas:
É ideal comprar sempre um veículo com ar-condicionado de fábrica (MITO)
Muita gente acredita que a instalação posterior do ar-condicionado pode trazer futuros problemas ou não ser tão eficaz, mas é mito. “Não há problemas instalar o sistema de ar-condicionado depois, porém o custo pode ser mais alto e deve ser feito em oficinas credenciadas”, esclarece o professor Alberto Hernandez Neto, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP.
O professor Roberto Bortolussi, do Departamento de Engenharia Mecânica da FEI, reforça que a instalação requer uma série de componentes que serão montados junto ao motor de dentro da cabine do veículo. “Quando é realizada durante a montagem do veículo é mais simples do que aquela com o veículo já montado”, observa.
Aquele odor ao ligar o ar-condicionado não é normal (VERDADE)
Segundo Alberto Hernandez Neto, o odor realmente não é normal e está associado à falta de limpeza dos filtros e das bandejas da evaporadora do sistema. “Uma limpeza destes componentes usualmente resolve o problema”.
Roberto Bortolussi explica que esse odor é provocado pela umidade acumulada no sistema e provoca a proliferação de fungos que causam mal cheiro.
“Quanto maior a exposição em ambientes com particulados, como poeira e cinzas, mais frequente deve ser a limpeza dos filtros, nesse caso a cada três meses. Usualmente, a limpeza de filtros deve ser feita a cada 8 meses e o checkup do sistema deve ser feito anualmente”, esclarece o professor da Poli/USP.
Ar-condicionado de carros antigos precisam de manutenção mais frequente (MITO)
“O princípio de funcionamento dos sistemas antigos é muito semelhante aos atuais, mas menos eficientes e mais propensos a quebras pelas condições tecnológicas disponíveis na época da fabricação. O gás utilizado no sistema antigo é menos eficiente e pior para a camada de ozônio devido ao CFC presente neste gás”, explica o professor da FEI.
Procure ligar o ar-condicionado pelo menos uma vez por semana
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Depois de estacionar o carro sob sol forte, abra as janelas para circular ar antes de ligar o ar-condicionado (VERDADE)
“Abrir as janelas vai auxiliar a diminuir a temperatura da cabine. Isso reduzirá o tempo para que o sistema de climatização faça com que a cabine chegue na temperatura desejada mais rapidamente, diminuindo o consumo de energia do sistema de climatização e consumindo menos combustível”, comenta Alberto Hernandez Neto.
Ligar o ar-condicionado com o veículo em alta velocidade pode danificá-lo (MITO)
“Não, mas como o sistema de ar-condicionado retira energia do motor do veículo, o motorista experimentará uma redução do desempenho do veículo”, diz o professor da Poli/USP.
Devo ligar o ar-condicionado do carro pelo menos uma vez por semana (VERDADE)
Segundo o professor Roberto Bortolussi é necessário ligar o ar ao menos uma vez por semana para fazer o gás circular no sistema e retirar a umidade da tubulação da cabine.
É preciso desligar o ar-condicionado antes de dar partida para prolongar a bateria (VERDADE)
“Os sistemas atuais ligam o ar-condicionado somente depois que o motor está ligado, mas, na dúvida, e como esta fase consome muita energia, desligue o ar, faróis e outros sistemas que também consomem energia e ajudam a prolongar a vida da bateria”, sugere Roberto Bortolussi.
É bom abrir os vidros do carro pouco antes de desligar o ar-condicionado (MITO)
“Não há ganho em abrir os vidros do carro antes de desligar o sistema de ar- condicionado”, esclarece Alberto Hernandez Neto.
Fonte: noticias.r7.com