Cuidar dos automóveis também faz parte da economia e da conservação dos bens. Entretanto, dado que o inverno chegou, as temperaturas baixaram e a superfície da pintura pode sofrer alterações produzidas pelo tempo, algumas dicas são importantes em relação à limpeza dos carros nesta estação.
1 – utilizar produtos adequados requer bastante atenção. Para evitar que surjam manchas na pintura da lataria, há necessidade de se buscar pelos produtos mais adequados nesse sentido. Especialistas indicam a utilização do sabão tipo pH neutro, estando proibido o uso de gasolina, álcool e outros solventes na superfície da pintura. Nada de detergente de louças, pois este tipo de produto agride muito a pintura do carro, tendo como consequência a perda do brilho. Existem shampoos próprios para veículo, que devem ser utilizados junto do sabão neutro. Esfregar a lataria com luvas de lã natural ou microfibra, que são macias. Na secagem, o ideal é utilizar toalha de microfibra ou de algodão. Escovas são indicadas apenas para os pneus e as rodas.
2 – dado que as temperaturas mudam constantemente, é recomendável que o veículo comece a ser higienizado quando o mesmo estiver frio, ou seja, desligar o carro e esperar um pouco. As reações existem, manchas podem surgir. A sombra é o lugar ideal. O calor do sol ou o frio do inverno podem provocar reações na química da pintura, mudanças repentinas de temperatura devem ser tratadas com cuidado.
3 – organização. Higienizar uma parte de cada vez, respeitando a ordem da estrutura do veículo. O mais correto é iniciar a limpeza de cima para baixo. Portanto, a ordem principal é começar pelo teto, depois os vidros, o porta-malas, as laterais e, por fim, as rodas. Começar pelas rodas seria um trabalho inútil, já que, ao se enxaguar as partes superiores, elas seriam sujas novamente.
4 – vale a pena utilizar o limpador de vidros. Os vidros devem ser higienizados por dentro e por fora. Utilizar água e sabão. Na parte exterior do para-brisa é importante acionar os limpadores de vidro, que deixam tudo muito mais claro. A secagem deve ser feita com toalhas de microfibra. É bom lembrar que toda poeira é, em última análise, uma porção de micro pedrinhas que, se arrastadas com força na superfície com tipos de panos pesados, riscam o vidro.
5 – muita atenção na limpeza da parte interna. Dado que o grau de umidade aumenta no inverno, o risco de mofo é muito grande. Tanto para a conservação dos acessórios internos quanto para a saúde dos ocupantes, é importante muito cuidado e dedicação nessa parte da limpeza. Nesse caso, a higienização deve começar pelos carpetes, retirando-os do veículo e realizando uma boa e completa aspirada. Resíduos de gordura nos bancos, entre outras impurezas, devem ser esfregadas com produtos específicos e com escovas macias, no sentido de não danificar as fibras da estrutura dos bancos. Observação importante: retirar toda a poeira possível antes de se passar produtos de limpeza no interior do carro, já que a sujeira misturada com líquidos de higienização tende a formar uma pasta. Utilizar produtos específicos para o estofamento.
6 – finalizar com a fina camada de cera. Não é preciso informar que, para essa etapa final, a superfície do carro necessitar estar inteiramente seca. Nada de exageros e espalhar o produto somente nas partes metálicas do veículo. As partes de borracha e plástico podem se tornar inflamáveis, portanto, nada de cera nelas.
O inverno é uma estação com temperaturas tão intensas e rigorosas quanto o verão, e os cuidados com o carro precisam levar em conta esses fenômenos.
Fonte: Carbonito