Novas tecnologias surgem para os carros a todo momento. Da mesma forma, infelizmente, os bandidos também têm se aprimorado.
Em Solihull, no Reino Unido, dois ladrões foram flagrados efetuando um furto, sem danificar o carro, nem o sistema, em um minuto!
A técnica é aplicada em sistemas de alarme Keyless, no qual você não precisa da chave para abrir as portas, basta aproximar o controle!
O primeiro bandido aproxima o mecanismo no portão da garagem, para captar o sinal do controle, que retransmite para o o segundo aparelho próximo à porta do veículo, “enganando” o sistema do alarme.
A tecnologia Keyless permite que o motorista abra e ligue o carro, sem a necessidade da chave, não precisa colocá-la no contato, conforme os carros convencionais. Basta ter o controle por perto.
Esta tecnologia estava presente apenas nos carros de alto padrão, como Audi, Mercedes, BMW. Mas hoje, já é uma realidade para muitos!
Há alarmes que já possuem esta função no controle e você pode colocar no seu carro!
O Keyless funciona da seguinte forma: o veículo tem um sensor instalado próxima à porta do motorista que reconhece e identifica o código inserido na chave por meio de ondas de rádio.
Ao se aproximar do carro, a porta destrava no exato momento em que o motorista puxa a maçaneta.
Para ligar o automóvel, basta apertar um botão chamado Start/Stop, uma vez que a chave já foi reconhecida automaticamente pelo carro.
O carro é trancado automaticamente pela tecnologia Keyless quando o motorista, de posse da chave, afasta-se mais que 1,5 metro do veículo.
O problema, como vimos anteriormente, são os furtos dos “hackers”!
O furto ocorre de forma rápida, sem sinais de arrombamento, nem mesmo o disparo do alarme!
Especialistas indicam que quando é feita a opção deste tipo de tecnologia, se utilize também outros métodos de segurança, como por exemplo, a trava de volante.