Como todos sabemos, o sistema de freios é uma das partes mais importantes na construção de um carro, assim como tecnologias de comodidade, como Stop & Go. Por isso, aproveitamos para falar sobre um detalhe especial. Afinal de contas, você sabe quando é a hora de trocar as pastilhas de freio?
Essa é uma curiosidade comum entre os proprietários e que precisa ser respondida de maneira direta, prática e objetiva. Por isso, elaboramos este post, em que explicaremos tudo o que você precisa saber nesse tema. Então, não perca tempo e acompanhe!
Qual a importância de trocar as pastilhas de freio do veículo?
Caso não saiba, a pastilha é um componente que “abraça” o disco de freio no momento da ativação do pedal. O atrito gerado por esse contato é responsável pela frenagem da roda e, consequentemente, pela desaceleração do veículo.
Por esse motivo, a pastilha é um componente vital ao pleno funcionamento dos freios a disco. Nesse sentido, manter as pastilhas em bom estado é determinante para promover mais segurança aos seus deslocamentos, com uma dirigibilidade tranquila e uma desaceleração previsível.
Quando trocar as pastilhas de freio do carro?
Assim como qualquer outro componente em um veículo, existe um momento em que a peça alcança um alto ponto de desgaste, deixando de apresentar o mesmo desempenho e funcionalidade de quando era nova. Por isso, a troca das pastilhas é tão importante para a qualidade dos seus deslocamentos.
Mas, a substituição por um componente novo também pode interferir, positivamente, na durabilidade de todo o conjunto mecânico. Com pastilhas novas e funcionais, você evita a proliferação do desgaste ou sobrecarga às demais peças paralelas ao sistema de freios.
Tecnicamente, a troca das pastilhas é recomendada quando elas estão visivelmente gastas. Esse diagnóstico é feito ao analisar a ranhura central da pastilha, que existe desde nova. Esse vão central é uma forma de as fabricantes facilitarem a identificação do desgaste.
Quando o vão está muito raso, isso significa que o material de atrito da pastilha já está bastante gasto. Em comparação, quando as pastilhas estão novas, o vão é mais profundo, indicando que ainda não houve o desgaste do material em sua superfície.
Além disso, alguns modelos já indicam, eletronicamente, que a pastilha está gasta e precisa ser substituída, apontando uma notificação no próprio painel do veículo. Em todos os casos, é importante marcar a revisão Hyundai o mais rápido possível, agilizando o diagnóstico e a substituição do componente.
Como a troca deve ser feita?
O melhor a se fazer é levar o veículo até uma concessionária especializada para a realização da troca. Assim, você evita equívocos que possam prejudicar a sua segurança. Além disso, podemos destacar algumas dicas importantes no tema.
Como curiosidade, vale notar que a troca sempre deve ser feita por eixos, realizando a substituição por par. Como exemplo, vale lembrar que em alguns modelos as pastilhas só existem no eixo frontal, pois as rodas traseiras são equipadas com freios a tambor.
Por fim, no momento da troca, pode ser interessante considerar a aquisição de pastilhas metálicas ou cerâmicas, pois são materiais que apresentam durabilidade e eficiência prolongada, com a cerâmica sendo ideal para modelos de alto desempenho.
Fonte: Qual é a importância de trocar as pastilhas de freio? Veja dicas (hyundai.com.br)