Você alguma vez já deve ter ouvido falar em gasolina adulterada ou gasolina “batizada”, mas o que significa? Quais os problemas que a sua utilização pode acarretar?
A gasolina adulterada ou batizada é caracterizada pela adição irregular de qualquer matéria na sua composição. Em muitos casos a gasolina é adulterada a fim de obter lucro com a sua venda.
Hoje no Brasil, segundo o CNP (Conselho Nacional do Petróleo), a concentração de álcool na gasolina deve estar entre 18% e 24%.
A gasolina padrão tem uma densidade entre 0,72 g/cm³ e 0,75 g/cm³, a gasolina adulterada apresenta, em geral, uma densidade menor, devido à adição de compostos orgânicos menos densos.
O uso de gasolina adulterada pode ter algumas consequências como:
– Perda de desempenho;
– Maior Consumo de combustível.
– Entupimento da bomba de gasolina do tanque.
– Corrosão do sistema de injeção eletrônica.
– Acúmulo de resíduos na parte interna do motor.
– Instabilidade da marcha lenta.
– Falhas no funcionamento do motor.
– Travamento das válvulas.
A responsável pela fiscalização da rede de distribuidoras e postos de combustíveis é a ANP (Agência Nacional do Petróleo), porém a agência não possui fiscais suficientes para fiscalizar todos os postos.
Estas são algumas dicas que podem ser úteis para evitar que você abasteça seu carro com gasolina adulterada:
– Abastecer sempre no mesmo posto, caso o combustível esteja adulterado será mais fácil de identificar o posto;
– Desconfie de combustível com preço muito baixo, pois se o mercado esta com a gasolina em uma média de preço e determinado posto esta mais barato, de alguma forma ele esta obtendo lucro para praticar este preço;
– Verifique se o posto de sua preferência faz o controle da qualidade do combustível anunciado pela distribuidora;
– Abasteça até 1/4 de tanque, caso o combustível esteja adulterado irá perceber a falha no seu veículo e poderá diluir a gasolina adulterada com gasolina aditivada.
O consumidor poderá denunciar o posto revendedor de combustível à ANP na seção Fale conosco ou pela Central de Atendimento 0800 970 0267(ligação gratuita)
Maiores informações acesse o site da ANP.
Fonte: https://www.sobrecarros.com.br/gasolina-adulterada-batizada/