Os pneus garantem segurança e conforto na hora de dirigir. Eles são componentes bastante duráveis e importantes para o carro, e quando escolhidos de forma errada, podem causar problemas na suspensão do veículo, prejudicando a performance do carro e colocando a sua vida em risco.
Pode parecer uma tarefa simples, mas na verdade, escolher o pneu certo para o seu veículo exige atenção em alguns detalhes. A gente preparou algumas dicas para você levar em consideração na hora de trocar esse equipamento tão importante. Dá uma olhada:
Primeiro, conheça o seu carro
Identificar o tipo do seu veículo é o primeiro passo. Em cada pneu há um código na lateral, com letras e números que indicam o seu propósito e limite. A maioria dos modelos de mercado possuem um código com inicial “P”, que são recomendados para os carros de passeio. Se não for o seu caso, há também outros tipos:
- LT: para caminhões leves, pick-ups e SUVs maiores;
- C: para caminhões e vans de grande porte;
- ST: para reboques e motor-homes;
- T: pneus usados como estepes.
Confira o manual do fabricante
O manual do seu carro contém várias orientações importantes sobre o modelo do pneu do seu carro. Pressão, largura e tamanho são algumas características que precisam ser levadas a sério na hora da sua escolha. Como os pneus são projetados para segurar determinada força, podem muito bem causar desgastes se não forem compatíveis com o veículo.
Decida a banda de rodagem
É a banda de rodagem que define em que tipo de estrada o carro deve rodar. Ela garante tração, capacidade de dispersão de água, dirigibilidade e a quilometragem certa para cada tipo de veículo. Existem modelos de pneus com sulcos mais adequados para asfaltos secos, outros para dias de chuva e também para estradas off-road. Basta saber para que tipo de estrada você mais precisará do carro.
Escolha modelos propícios para dias chuvosos
Se você mora em uma cidade que chove com frequência, então precisa de pneus que tenham uma ótima performance em estradas molhadas. Mas como identificar? Simples: procure por modelos que apresentem o desenho da banda de rodagem. O que acontece é que os sulcos presentes nesse tipo de pneu dispersam a água da chuva, evitando que se forme uma camada entre o pneu e o asfalto. Dessa forma, você se livra da aquaplanagem.
Preze por durabilidade
Não adianta comprar um pneu aparentemente bom se ele não durar, não é?! Por isso, preste bastante atenção a essa regra: os modelos com a borracha mais macia, em sua composição, costumam durar menos. Além disso, pneus da categoria Highway Terrain (HT) e também os da categoria de passeio duram bem mais do que os Mud Terrain (MT) junto com os de alto desempenho.
Fique de olho na maciez
Outra dica muito importante é sobre a maciez e conforto durante as viagens, principalmente se você costuma dirigir em ruas cheias de buraco ou com paralelepípedos. Escolher pneus com perfil menor, para deixar o carro mais esportivo, pode prejudicar o conforto e a maciez do veículo, embora agrade no quesito estético. Isso acontece porque quando se é reduzido o perfil do pneu, a camada de ar que o amortece também diminui, aumentando os atritos com a superfície.
Fonte: https://www.litoralcar.com.br/blog/dicas/dicas-para-escolher-o-pneu-ideal-para-seu-carro/