A suspensão do carro traz um conjunto de peças, algumas delas precisam de atenção mais frequente enquanto outras duram mais. Um componente que está entre os que exigem mais atenção é a bieleta. Essa peça pequena tem a função importante de ligar a suspensão à barra estabilizadora.
O que é uma bieleta?
A barra estabilizadora tem a função de controlar a inclinação do veículo, para ajudar na estabilidade em curvas e manter as rodas em contato com o solo. E a bieleta cuida de passar corretamente as forças dinâmicas entre a barra estabilizadora e a suspensão.
Qual a função da bieleta no sistema de supensão?
As bieletas recebem impactos, vibrações e todas as forças que atuam no carro. Por isso ela é um componente que precisa estar sempre em dia. Quando a peça quebra a estabilidade do veículo fica comprometida, colocando em risco a vida dos ocupantes.
Quando a bieleta está ruim: quantos km ela dura?
Não existe uma quilometragem certa para a durabilidade das bieletas, já que seu desgaste depende do uso. Quando essa peça está gasta ela começa a fazer barulho. Para quem não tem os ouvidos treinados pode ser difícil saber se o barulho vem dela ou de outra peça, mas qualquer ruído vindo da suspensão é motivo para ficar alerta.
O desgaste pode ser causado pelo uso comum, fazendo com que a peça chegue ao fim de sua vida útil, ou por falta de lubrificação. Esse segundo problema pode ser causado por folga ou rompimento da coifa que vai nas bieletas.
Tem reparo?
Alguns mecânicos oferecem um conserto das bieletas com defeito para resolver o problema, mas tome cuidado pois isso é uma picaretagem. Segundo Erwin Franieck, diretor-presidente do Instituto SAE4MOBILITY, um reparo nessa peça não tem durabilidade.
Esse tipo de conserto é costumeiramente feito na hora de vender um usado para mascarar o desgaste das bieletas. Em tese seria possível reparar a peça, mas por ser um componente de precisão o custo seria maior que o de uma nova.
Bieleta de Peugeot 206, 207 e Gol G5 tem problemas?
Quando o assunto é problema na bieleta, os carros mais apontados na internet são os mais vendidos, como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20. A exceção fica pelos hatches veteranos da Peugeot: 206 e 207. Isso se deve à suspensão que não foi bem dimensionada para as condições do Brasil.
Graças às irregularidades do nosso asfalto, buracos e excesso de poeira, as bieletas do 206 e de outros carros franceses da época se desgastam rápido. Falta de cuidado em outros componentes da suspensão também provocam a quebra prematura dessa peça.
Todo carro tem bieleta?
Alguns carros de entrada não trazem a barra estabilizadora dianteira e, por isso, não possuem bieletas. O Gol G5 1.0 na versão mais simples, Fiat Mobi fora da versão Way e Chevrolet Celta são alguns exemplos de carros sem o conjunto.
Em carros que existem versões com e sem barra estabilizadora, é preciso tomar cuidado na hora de comprar os amortecedores, pois a peça para um veículo que tem a barra estabilizadora é diferente para a de um sem. E se você souber que o seu carro não tem estabilizador e o mecânico condenar a bieleta, fuja que é pi-ca-re-ta-gem.
Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/tudo-sobre-bieleta/