Não é a toa que a embreagem é uma das principais peças de um veículo. Isso porque, é ela quem gera o atrito necessário para transmitir a rotação do motor para o câmbio.
Por meio desse movimento, é possível os acoplamentos suaves entre as trocas de marchas e a filtração das vibrações torcionais provenientes do motor. Além disso, esse conjunto ainda tem a responsabilidade de proteger o propulsor e o sistema de transmissão contra sobrecargas.
A embreagem entra em funcionamento quando o disco de embreagem é pressionado pelo platô ao volante do motor. Essa pressão transmite o torque gerado pelo motor à transmissão.
Quando acionamos o pedal da embreagem, o movimento é transmitido via cabo até o garfo da embreagem. Ele pressiona a mola membrana, libera o disco de embreagem e interrompe a transmissão.
Utilização correta da embreagem
Oriente seu cliente a utilizar de maneira correta a embreagem, conforme as dicas a seguir:
- Utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marchas;
- Nunca segure o veículo em uma subida utilizando a embreagem como freio. Em ladeiras, opte por utilizar o freio de mão ao invés da embreagem para frear o veículo;
- Evite ultrapassar a capacidade de carga especificada pelo fabricante do veículo;
- Evite acionar e desacionar bruscamente a embreagem;
- Nunca saia com o veículo em segunda marcha;
- Evite reduções bruscas de velocidade
É prática muito comum de algumas pessoas, deixar o pé sobre o pedal da embreagem enquanto está dirigindo. Isso provoca um superaquecimento que contribui para o desgaste prematuro da peça. Além disso, pode comprometer seriamente o sistema.
Sinais de falhas
Informe seu cliente sobre os sinais de possíveis falhas na embreagem, quando perceber:
- Ruídos depois que a embreagem é acionada;
- Dificuldade na troca de marcha – pedal duro ou arranhado;
- Perda de flexibilidade;
- Embreagem patinando e/ou trepidando.
Caso algum desses sinais apareça, é hora de checar a embreagem do veículo!
Fonte: https://www.dpk.com.br/como-funciona-embreagem/