Com os índices UV cada vez mais altos, você já sabe que não deve sair de casa sem usar protetor solar, principalmente no verão. Mas e o seu carro? Será que também sente os danos causados pelo sol? A resposta é sim. A intensa exposição aos raios ultravioleta danificam a pintura e causam ressecamento do verniz e microrrachaduras. O calor em excesso também afeta as partes plásticas que ficam ressecadas e, nos casos extremos, podem até rachar.
Veja agora 4 dicas para proteger o carro do sol e evitar gastos no futuro.
CAPA DE PROTEÇÃO
Usar uma capa no veículo como proteção é a saída mais prática para que não possui garagem coberta e precisa deixar o carro ao relento. Apesar de ser a opção mas prática na hora de proteger o carro do sol, as capas precisam de uma atenção a mais na hora de cobrirem o carro. Se o carro estiver molhado ou a capa possuir rasgos que permitam a passagem da chuva e do sereno, por exemplo, é possível que surjam manchas na lataria.
CRISTALIZAÇÃO
Outra forma de proteger o carro do sol é investir em uma cristalização, técnica que aplica uma resina protetora sobre a pintura. Esta opção garante durabilidade maior à pintura, além de evitar que pequenas agressões atinjam o verniz original do veículo. Quando feita por profissionais qualificados, a cristalização não traz nenhum tipo de dano ou risco para o automóvel e é perfeitamente possível fazê-la com mais frequência do que o polimento, por exemplo.
ENVELOPAMENTO
Essa técnica para proteger o carro do sol consiste em aplicar um plástico poderoso sobre a lataria para impedir os danos UV e também pequenos arranhões. O envelopamento reveste todo o veículo com adesivos de alta resistência, que podem ser transparentes (não alterando a aparência do carro) ou coloridos.
PROTETOR DE PAINEL E OUTROS CUIDADOS
Usar um papelão no painel para proteger o carro do sol pode parecer uma coisa óbvia e até simples demais, mas com o tempo de exposição ao sol o painel pode ficar ressecado e até mesmo trincar. Já pensou no gasto pra resolver esses danos depois? Lembrando que além de evitar rachaduras, o protetor de painel também deixa o volante menos quente na hora de voltar ao comando.
Lavar o carro sempre com sabão neutro ou xampu específico e secá-lo manualmente também ajuda a preservá-lo. Produtos químicos como sabão em pó e querosene podem manchar a pintura, principalmente se a lavagem for feita sob o sol.
Fonte: geraçãoseminovos