Dependendo do tipo de rachadura no para-brisa dá para consertar sem ter que trocar a peça inteira; Saiba como e quanto custo a serviço
Quem nunca se perguntou qual seria a solução para um carro o para-brisa trincado? Só de pensar em trocar a peça inteira bate aquele aperto no peito e no bolso, certo? Pois bem: tenha calma. A resposta para isso nem sempre é trocar a peça inteira. Dependendo do dano, é possível repará-la, de forma relativamente rápida e simples.
Os especialistas explicam que, no geral, é possível reparar os para-brisas nos casos em que as trincas forem menores de 10 cm, ou seja, menor que uma moeda de um real, ou um cartão de crédito. O serviço não seria satisfatório. “Não há garantia, por ser uma prestação de serviço. É apenas uma tentativa de reparo, e só será 100% satisfatório se a trinca não ultrapassar esse tamanho” explica Núbia Terra, especialista em vendas da Autoglass.
O serviço é feito por meio de uma técnica rápida que consiste em uma limpeza no local danificado e na aplicação de uma resina que secará com ajuda de luz ultravioleta. A restauração pode levar de 40 min a uma hora e meia. Nos casos em que a solução é a troca do para-brisa, o procedimento pode demorar até quatro horas.
Para o dono da Auto Vidro VR, Ivo de Oliveira, as chances do reparo ser bem sucedido aumentam se o carro for levado assim que o dano aparecer. “Quanto antes melhor. Isso evita o acúmulo de sujeira”, ele afirma.
Mas, é claro, definir se o vidro poderá ser recuperado por meio de um reparo ou não, depende da análise do técnico especializado. Segundo Oliveira, cada trinca deve ser analisada pelo técnico, mas dependendo do tamanho e localização, o serviço é descartado na hora. Nos casos em que o conserto não é possível, a recomendação é trocar a peça inteira. Para isso, o ideal é procurar locais especializados que trabalhem com peças originais e sigam as normas de segurança.
Grande parte das oficinas especializadas na troca e conserto de vidros automotivos são conveniadas a seguradoras. A cobertura para esse tipo de serviço depende muito do que for contratado pelo motorista em seu plano.
O custo benefício é realmente atraente. O reparo costuma sair bem mais barato do que a troca do para-brisa inteiro. No caso de um Hyundai HB20, por exemplo, o valor da peça toda é aproximadamente quatro vezes maior que o do reparo, que, nesse caso, pode custar entre R$ 110 e R$ 135 reais. Mas o valor do conserto, assim como o do para-brisa inteiro, varia de acordo com o modelo.
Na maioria dos casos, sim. Os seguros automotivos costumam cobrir o reparo de trincas ou pontos de quebra no para-brisa, porém, a troca da peça inteira depende da categoria da sua apólice.
De modo geral, as seguradoras trabalham com coberturas básicas que incluem roubos, furtos ou colisões. Portanto, danos materiais imprevisíveis muitas vezes estão cobertos apenas por planos adicionais. Vale a pena dar uma olhada na sua apólice e conferir se os vidros do seu carro estão assegurados, especialmente se você costuma rodar muito em estradas – situação em é comum pedrinhas atingirem o para-brisa – ou deixar seu carro parado em estacionamentos descobertos.
Tem uma rachadura no seu para-brisa? Fique atento, porque você pode ser multado.
De acordo com a resolução 216/2006 do Código Nacional de Trânsito (Contran), o dano não pode ultrapassar 10 cm de comprimento e não pode estar na área crítica de visão do motorista. As fraturas circulares não podem ultrapassar quatro centímetros de diâmetro. Os veículos que não cumprirem essa norma serão apreendidos, e o motorista, autuado com multa grave – ou seja, somará 5 pontos na carteira de habilitação e terá que arcar com
R$ 195,23.
Fonte: revistaautoesporte