Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar da importância de se fazer uma manutenção do carro. Afinal, além de prevenir contra acidentes e problemas ainda maiores, você evita o prejuízo financeiro.
O que você talvez não saiba é que a revisão também tem um papel muito importante para garantir uma emissão responsável de gases e ainda reduzir os efeitos negativos. Interessante, não é? Conheça agora mesmo algumas medidas que você pode tomar para fazer a sua parte!
Como funciona
Em um mundo com aquecimento global, controlar o que se joga na atmosfera é muito importante, concorda? Pensando nisso, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) criou um programa para controlar a quantidade de poluição jogada no ar, determinando limites e exigências tecnológicas para automóveis e motocicletas.
Os veículos saem das montadoras com esses limites. Porém, para que continue a funcionar, é importante que o motorista respeite os prazos para algumas funções, como a troca de óleo, filtros e velas, por exemplo. Pode parecer bobagem, mas uma alteração no veículo pode mudar a forma como ele se comporta e os gases que libera.
Veja algumas dicas e cuidados para evitar tais alterações:
Mantenha o carro regulado
Manter o seu veículo de acordo com as especificações do fabricante é uma ótima maneira de preservar o seu bom funcionamento. Dessa forma, você consegue reduzir a poluição, já que ele está trabalhando da maneira correta e ainda economiza combustível. Além disso, manter o motor regulado, os pneus calibrados e as rodas alinhadas faz com que seu motor se esforce menos e, por consequência, gaste menos combustível!
Filtros
Fique de olho no momento certo de trocar os filtros de ar. É isso mesmo: os filtros sujos aumentam o consumo de combustível e, como você já deve imaginar, aumentam a emissão de gases poluentes.
Cheque a procedência da gasolina
Você provavelmente já ouviu que não é bom abastecer em qualquer lugar. A gasolina que você coloca no seu carro, dependendo de onde vier, pode poluir muito mais. Tudo isso sem contar que essa medida ainda pode danificar o seu motor e estragar o seu carro.
Outro ponto importante é se esforçar para não deixar o tanque de gasolina na reserva. Até porque, quanto mais cheio o seu tanque estiver, menos gasolina vai evaporar.
Pegue caminhos menos congestionados
Essa dica pode ser muito difícil de ser seguida, principalmente se você vive nos grandes centros urbanos e trabalha em horário comercial. Tente sempre optar por caminhos alternativos e menos congestionados, além de diminuir o nível de estresse, você também economiza combustível e reduz a emissão de poluentes.
Não estique as marchas
Ficar andando muito tempo com uma marcha ou acelerar sem necessidade são medidas que podem forçar muito seu carro e aumentar o gasto de combustível. Evite esse posicionamento e dirija com calma, passando as marchas sempre que for necessário.
E claro, outra boa medida é optar por outros tipos de transporte sempre que possível, como uma bicicleta ou as opções coletivas. Como você pode perceber, a manutenção do carro é ainda mais importante que você pensava, não é? Se você ainda tem alguma dúvida ou questionamento, não se esqueça de compartilhar nos comentários abaixo. Nos encontramos na próxima!
Fonte: plazamotors