Com o avanço da tecnologia de computadores de bordo e injeção eletrônica, cada vez mais os carros nos ajudam a guiar com segurança e cuidar de sua manutenção. Essa comunicação com o motorista acontece, entre outras formas, por meio das luzes de alerta do painel do carro.
Elas dão avisos relacionados a falhas de componentes e sobre suas condições de funcionamento. Assim, é importante conhecê-las para identificar quando há problemas ou se estão apenas informando uma situação normal.
Quer saber o que as luzes de alerta do painel significam? Então continue a leitura e aprenda o que cada uma revela sobre o seu carro!
Quanto mais moderno for o veículo e mais componentes eletrônicos ele tiver, maior será o número de avisos luminosos. Assim, é difícil decorar todos. No entanto, é possível ter uma noção da gravidade do alerta pelas cores que aparecem no painel. No geral, elas estão divididas em três grupos. Vejamos quais são a seguir.
Brancas, azuis ou verdes
Os avisos luminosos nas cores branco, azul e verde são apenas para indicar o acionamento de algum equipamento ou acessório. Essas luzes ficam ligadas enquanto o componente estiver funcionando.
Amarelas ou laranjas
Luzes de alerta do painel que se acendem nas cores amarelo ou laranja indicam uma falha moderada, que não impede o carro de continuar funcionando — mas que vai se agravar com o tempo. Assim, se uma luz dessas se acende, o motorista pode seguir até um local seguro e verificar a situação.
Vermelhas
As luzes vermelhas são emergenciais. Quando um aviso desse se acende, o problema é grave e necessita de reparo imediato. Se o carro continuar funcionando com uma dessas luzes acesa, a falha pode causar um acidente de trânsito ou levar a uma pane total.
Se uma luz vermelha, amarela ou laranja acender no seu painel, significa que o sistema eletrônico do carro está alertando para um problema. Por isso, é bom saber identificar o que significa cada símbolo para não ficar na mão.
Veja abaixo alguns dos avisos em luzes de alerta do painel mais comuns e importantes para o funcionamento do veículo:
Injeção eletrônica
O símbolo da injeção eletrônica é amarelo e se acende no momento da partida, devendo apagar logo depois. Se continuar iluminado ou se acionar durante o uso do carro, é sinal de mau funcionamento no sistema, que pode causar consumo excessivo de combustível ou dificultar as próximas partidas.
Bateria
Outra luz que se acende no momento da partida é a da bateria — é um sinal vermelho e que também deve se apagar. Ao permanecer acesa com o motor funcionando, indica problemas na própria bateria, no alternador ou em outro componente do sistema de recarga.
Freios
Esse sinal se acende quando o freio de estacionamento (freio de mão, na maioria dos veículos leves) está acionado ou quando há problemas no sistema de frenagem, como nível baixo do óleo ou pastilhas gastas. É um alerta vermelho, pois um problema nesse sistema pode causar acidentes.
Temperatura do motor
Aviso vermelho que indica o superaquecimento do motor. Problemas no sistema de arrefecimento, como nível da água, falha na ventoinha ou nos sensores são indicados por essa luz. O ideal é parar o carro imediatamente e chamar um socorro mecânico.
Pressão do óleo
O aviso de pressão do óleo do carro também é muito preocupante, e por isso é vermelho. Indica falha na lubrificação do motor por problemas na bomba ou nas válvulas, vazamentos, nível baixo do óleo ou outros componentes danificados.
Combustível
Essa luz é amarela e acionada quando o tanque de combustível está na reserva. O ideal é não deixar que ela se acenda, mantendo o tanque o mais cheio possível para evitar problemas na bomba e nos bicos injetores.
Como vimos, as luzes de alerta do painel são a forma do carro avisar o motorista sobre problemas nos seus diversos componentes ou o acionamento deles. Assim, saber identificá-las é importante, pois podem indicar uma falha que comprometa a segurança ou cause estragos maiores na mecânica do veículo.