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Informação Técnica de Pneus

Como saber a idade do pneu? Qual é o ano de fabricação do meu pneu? Como ler o DOT?

Para saber a idade ou data de fabricação do seu pneu você tem que ler o código DOT que vem estampado no seu pneu. DOT = Department of Transportation, informa que o pneu está conforme os regulamentos DOT dos Estados Unidos. O código começa com as letras DOT seguido por duas letras o número que representa a fábrica onde foi produzido. Depois a três ou quatro números dependendo de quando foi produzido:

Encontro DOT no seu pneu

Pneus produzidos depois do ano 2000 tem um DOT de quatro números, os primeiros dois números são a semana (lembre-se que há 52 semanas em um ano) em que foi produzido e os últimos dois são o ano.
Exemplo: DOT AX 3003
30 é a semana 30 do ano.
03 é o ano 2003.

Pneus antes do ano 2000 so tem 1 dígito para o ano.
Exemplo: DOT AX 148
14 é a semana 14 do ano.
8 é o ano de 1998


O que é Tread? onde fica o tread do pneu?

O tread do pneu é a parte de fora do pneu que se desgasta com o tempo. Cada modelo e marca de pneu têm um estilo diferente de tread dependendo no propósito do pneu. Abaixo há uma foto do tread de um pneu para carro de passeio.

Tread do pneu


Como saber se meu pneu é simétrico ou assimétrico?

Para saber saber se o pneu possui desenho simétrico ou assimétrico, é fácil, basta criar uma linha imaginária no meio da banda de rodagem, se o pneu for simétrico o desenho será igual nos dois lados da linha imaginária, por sua vez, se o desenho não for igual, o pneu será assimétrico.


Como saber aonde foi produzido o meu pneu? País de fabricação?

Em todos os pneus é preciso constar o país onde foi produzido. Nos pneus importados, normalmente os dados estão em inglês. Um pneu fabricado no Japão: Made in Japan, se foi fabricado na Coréia do Sul: Made in South Korea.)

Aonde foi produzido o pneu


Como ler a medida de um pneu?

A medida comum na maioria dos pneus do mundo consiste em apresentar a largura, perfil e aro.

Exemplo: 175/70R13
175 é a largura do pneu.
70 significa que a altura da parede do pneu e 70% da largura, então a altura seria 122.5
13 é o diâmetro do pneu, neste caso 13 polegadas.
R significa que o pneu é radial

Encontra a medida do pneuLendo a medida do pneu

O que é o número do Treadwear?

Este número pode variar de 60 a 700, quanto maior o número, mais o pneu irá render. Por exemplo, um pneu Treadwear 400 deveria render duas vezes mais que um pneu com Treadwear 200. Vale lembrar, que nem sempre um pneu que dura mais é um pneu melhor, pois um pneu macio que tem maior aderência, poderá durar menos, mas oferecer um melhor desempenho em curvas e frenagens.

Qual é o Treadwear do pneu


O que é a letra de Traction escrita no pneu? O que significa traction?

É baseado na habilidade do pneu parar um carro no asfalto ou concreto molhado. Não tem nada que ver com a habilidade do pneu fazer curvas. Há quatro categorias de tração, AAAB e C, AA sendo o mais alto e C o mais baixo.

Qual é o traction do pneu


O que significa as letra de Temperature escrito no pneu?

É um índice baseado na capacidade do pneu parar um carro no asfalto ou concreto molhado. Não tem nada que ver com a habilidade do pneu fazer curvas. Há quatro categorias de tração, AA , A , B e C , AA sendo o mais alto e C o mais baixo.

Qual é a temperatura do pneu?


Como ler medidas com “X” na medida? O que significa o “X” na medida do pneu? É em polegadas?

Sim, estas medidas estão em polegadas.
Exemplo: 31×10.5R15
31 é o diâmetro total do pneu,
10.5 é a largura do tread do pneu,
R15 é o diâmetro da roda.
Aprenda mais sobre este sistema de medida.


Qual é a velocidade máxima do meu pneu? Como saber a velocidade máxima do meu pneu? Como ler as letras de velocidade no meu pneu?

Qual é a velocidade do pneu?

Para encontrar a velocidade máxima que você pode dirigir com seu pneu, você pode consultar a tabela onde encontra todos os índices e velocidades respectivas. Você encontrará uma destas letras estampada no seu pneu depois da medida. Exemplo: na medida 215/45R17 100Y, Y é a letra que designa a velocidade máxima do pneu, neste caso Y representa 300 km/h na tabela.

Sistema automático de índice de velocidade.

 Código km/h Código km/h
A1
A2
A3
A4
A5
A6
A7
A8
B
C
D
E
F
G
J
K
5
10
15
20
25
30
35
40
50
60
65
70
80
90
100
110
L
M
N
P
Q
R
S
T
U
H
V
Z
W
(W)
Y
(Y)
120
130
140
150
160
170
180
190
200
210
240
mais de 240
270
mais de 270
300
mais de 300

Qual é o peso máximo que posso por no meu pneu? Índice de peso por pneu? Como ler índice de peso?

Qual é o indice de peso do pneu?

Para saber o peso máximo que você pode por no seu pneu veja a tabela de códigos em baixo. Você encontrará um destes números estampados no seu pneu depois da medida.
Exemplo: Grandtrek AT3 112S 112 é o número que designa o peso máximo por pneu, neste caso 112 representa 1120kg. Sistema automático de índice de peso.

 Código Kg Código Kg Código Kg Código Kg Código Kg Código Kg
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
250
257
265
272
280
290
300
307
315
325
335
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
345
355
365
375
387
400
412
425
437
450
462
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
475
487
500
515
530
545
560
580
600
615
630
93
94
95
96
97
98
99
100
101
102
103
650
670
690
710
730
750
775
800
825
850
875
104
105
106
107
108
109
110
111
112
113
114
900
925
950
975
1.000
1.030
1.060
1.090
1.120
1.150
1.180
115
116
117
118
119
120
121
122
123
124
125
1,215
1.250
1.285
1.320
1.360
1.400
1.450
1.500
1.550
1.600
1.650

Como saber se o pneu vem com letras brancas ou parede branca? Estou no site do fabricante, como sei se a medida do pneu que quero tem letras brancas?

Tabela de letras brancas de pneu

Na lista de medidas do fabricante vai aparecer as próximas letras, veja o que cada um significa:

Pneu com Letras Brancas
OWL: Outlined White Letters
RWL: Raised White Letters
ROWL: Raised Outlined White Lettes
ORWL: Outline Raised White Letters
WO: Outlined White Letters

Pneus com Letras Pretas
RBL: Raised Black Letters
OBL: Outlined Black Letters
BL: Black Letters

Pneu com Parede Branca
WSW: White Side Wall

Pneu com Parede Preta
BSW: Black Side Wall


Quais matérias primas são utilizadas em um pneu?

– Borracha Natural, ou poliisopreno é a base utilizada nos pneus tornando elastômero
– Estireno-butadieno co-polímero (SBR) é uma borracha sintética que é muitas vezes substituída por borracha natural, em parte baseado no comparativo dos custos de matérias-primas
– Polibutadieno é usado em combinação com outras borrachas devido a suas propriedades de por acumular baixo calor
– Borracha Halobutyl é utilizado para o revestimento interior dos pneus tubeless devido à sua baixa permeabilidade de ar. Os halogéneos fornecem um vínculo com a carcaça que são essencialmente compostos de borracha natural. Bromobutilo é superior ao clorobutilo, mas é mais caro
– Carbon Black constitui uma percentagem elevada dos compostos da borracha. Isto dá reforço e resistência à abrasão
– Sílica, utilizada em conjunto com Carbon Black em pneus alta performance como um reforço de acumulação de baixa calor
– Enxofre junta as moléculas da borracha no processo de vulcanização
– Accelerators são compostos orgânicos complexos que acelerem a vulcanização
– Ativadores assistem a vulcanização. O principal deles é o óxido de zinco
– Os antioxidantes e flancos antizonantes evitam rachaduras devido à ação da luz solar e do ozônio
– Tecido de têxtil reforça a carcaça do pneu


Quantos anos duram um pneu? Durabilidade do pneu? Qual e a vida de um pneu?

Esta é uma pergunta muito difícil de responder, pois depende de muitas variáveis como a marca, modelo, medida, além das condições de uso do pneu. As pistas no Brasil não são muito boas levando os pneus a durarem menos do que em países como Estados Unidos e países da Europa. A durabilidade também depende das condições de manutenção do veículo, calibragem correta e do índice de treadwear daquele modelo, portanto, cada pneu apresenta uma durabilidade bastante diferente em relação a outros.


Quantos anos de garantia têm um pneu?

O tempo de garantia legal para os pneus vendidos no Brasil é de 5 anos para defeitos de fabricação.


Quais são os maiores perigos a um pneu? Situações a evitar? Problemas comuns a um pneu? Até que ponto é seguro usar um pneu?

Sub-inflação
Andar com o pneu mais vazio do que o indicado, faz com que o pneu se desgaste mais na parte de fora, deixando a área central muito menos desgastada.

Excesso de Inflação
Andar com o pneu com mais ar do que o recomendado resulta na área central sendo forçada em contato com a estrada, causando desgaste rápido no centro e ombros do pneu.

Os Erros de Alinhamento
Um exemplo típico do desgaste provocado por erro de alinhamento na roda da frente é o desgaste progressivo a partir de um lado. O desgaste pode ser sentido por passar a mão no pneu ou observar que uma parte apresenta maior desgaste em relação a outra.

Fim de Vida
Quando um pneu atinge o final da vida, chegando ao padrão mínimo legal de profundidade de 1,6 milímetro, ele ainda parece ter vida útil, porém já não é mais seguro utilizá-lo, por isso é importante ficar atento ao TWI, que indica o desgaste.

Travagem de Emergência
Uma manobra de travagem de emergência pode causar que os pneus se desgastam rapidamente, causando deformação da área de contato com o solo.

Objetos na Pista
Podem causar danos consideráveis, como cortes, rasgos, bolhas e deformações.


O que significa TT?

TT significa Tube Type, que indica que o pneu usa uma câmara de ar por dentro do pneu. Normalmente quando um pneu é TT, as palavras Tube Type também estão estampadas. Hoje em dia há poucos pneus sendo produzidos com a tecnologia TT, já que é uma tecnologia antiga que vem sendo substituída pela TL.


O que significa TL?

TL significa Tubeless, que significa que o pneu não usa uma câmara de ar por dentro. Quando o pneu é do tipo TL as palavras Tubeless vem estampado no pneu.

O que significa as letras P, LT, ST, T na medida do pneu?

Estas letras no pneu são parte do código internacional de classificação do pneu, mas são opcionais, portanto nem sempre aparecerá estampado no pneu.
P: Indica que e para carro de passeio (Passenger Car).
LT: Indica que e para camioneta (Light Truck).
ST: Indica que e para Trailer especial (Special Trailer).
T: Indica que e para uso temporário, pneu de emergência.


É comum meu pneu fazer barulho? Por que meu pneu faz barulho?

Sim. O barulho causado pelo seu pneu depende muito da pista e do desenho da banda de rodagem. Cada desenho de pneu faz uma quantidade de barulho diferente.


É comum meu pneu vibrar? Por que meu pneu vibra?

Não. Se seu pneu vibrar pode ser que não está calibrado corretamente, ou com problemas de balanceamento da roda. É importante verificar a causa, evitando o desgaste prematuro.


É importante alinhar meu pneu? Por que alinhar meu pneu?

Pneus desalinhados causam desconforto ao dirigir, pois o veículo tende a “puxar” para os lados, fazendo com que os pneus se desgastam mais rápido e que tenha uma vida mais curta. Também pode causar danos a suspensão do veículo.


Como encontrar a pressão de ar do pneu (Calibragem)?

Você encontra a pressão ideal no manual do seu veículo, ou na etiqueta que informa a pressão para cada pneu, geralmente fixada na tampa do tanque de combustível ou na porta dianteira esquerda.

 


Como saber se meu pneu é direcional? Há uma direção específica para montar meu pneu na roda?

Pneus com desenho assimétrico não possuem sentido de direção específica, portanto podem ser montados apontando para qualquer direção. Pneus simétricos e unidirecionais só podem ser montados apontando para uma direção. Abaixo há uma foto de um pneu direcional.

Pneu Direcional

Pneus que só podem ser usados em um sentido, normalmente possuem uma flecha indicativa estampada no pneu com a direção correta a ser seguida.

Flecha de pneu direcional


 

Por que um pneu liso é perigoso?

Pneus lisos passam a ter os canais de escoamento de água menores que o ideal, e portanto não oferecem a segurança que deveriam em pista molhada, podendo causar aquaplanagem e perda de controle do veículo.


Como saber se está na hora de trocar meu pneu? Que teste posso fazer para ver se meu pneu está muito liso?

Para facilitar a vida dos condutores, a maioria dos pneus já vêm com um indicador de vida, agora, se o usuário irá prestar atenção ou não, é outra história. Veja a imagem abaixo para entender a expliacação. A maioria dos penus hoje vêm com uma barrinha (T.W.I.) bem no centro, quando o tread do pneu chegar ao mesmo nível que a barra, é hora de trocar seu pneu. Esta barra indica quando seu pneu deixa de ser seguro.

TWI no pneu para troca


Como saber se meu pneu foi certificado pelo Inmetro? Qual é a estampa do Inmetro no pneu?

Para saber se seu pneu foi aprovado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) procure um logo com uma letra N. Do lado do logo do Inmetro há um código específico para cada empresa de pneu. Todo pneu vendido no Brasil tem que ter a estampa do Inmetro, se não tiver, o pneu não foi aprovado para uso no Brasil.procure um logo parecido ao da foto.

Selo do Inmeto no pneu


Como saber se meu pneu é tubeless, não usa câmara de ar?

Quase todos os pneus hoje em dia são tubeless (não usam câmara de ar) mas se você quer ter certeza procure a palavra “Tubeless” estampada no seu pneu, veja a foto abaixo para saber o que procurar.

Como saber se o pneu é tubless


O que significa o código que começa com “E” ou “e” no pneu? Como saber se meu pneu foi certificado para o mercado Europeu?

O que significa o E no pneu

Desde de 1997 todos os pneus usados na Europa têm que ter o código E-mark. Se no código aparecer um e em minúsculo, significa que o pneu foi certificado para comparecer com as dimensões, performance e marcação requerido pelo Directive 92/33/EEC. Se no código aparecer um E em maiúsculo, significa que o pneu foi certificado para comparecer com as dimensões, performance e marcação requerido pelo ECE regulation 30. O número dentro do círculo é o código do país que aprovou a certificação. O número fora do circulo ou rectângulo é a aprovação específica a esse modelo e tipo de pneu. Veja o código E ou e referente a cada país.

EPaísEPaísePaís
E1
E2
E3
E4
E5
E6
E7
E8
E9
E10
E11
E12
E13
E14
E16
E17
E18
E19
E20
E21
E22
Germany
France
Italy
Netherlands
Sweden
Belgium
Hungary
Czech Republic
Spain
Yugoslavia
United Kingdom
Austria
Luxembourg
Switzerland
Norway
Finland
Denmark
Romania
Poland
Portugal
Russian Federation
E23
E24
E25
E26
E27
E28
E29
E31
E32
E34
E37
E40
E42
E43
Greece
Ireland
Croatia
Slovenia
Slovakia
Belarus
Estonia
Bosnia and Herzegovina
Latvia
Bulgaria
Turkey
Yugoslav Republic of Macedonia
European Community
Japan
e1
e2
e3
e4
e5
e6
e9
e11
e12
e13
e17
e18
e21
e23
eIRL
Germany
France
Italy
Netherlands
Sweden
Belgium
Spain
United Kingdom
Austria
Luxembourg
Finland
Denmark
Portugal
Greece
Ireland

O que é protetor de borda (Rim Protection)? Para que serve?

Pneu com protetor de borda é um pneu com parede reforçada e mais grossa, que além de ser mais resistente, protege a borda da roda, pois o pneu fica um pouco mais para fora. Vejas as fotos abaixo para ver a diferença.

Protetor de borda do pneu
Pneu sem protetor de borda

Fonte: pneufacil

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