É a luz da bateria, porque, quando acesa, ela mostra uma bateriazinha, com os dois polos, mais e menos. Mas é que não tem problema nenhum na própria bateria, até porque, cá pra nós, né, se a bateria acabou, pifou, não tem mais carga, como é que vai acender alguma luz no painel? Quando acende a luz da bateria, o problema é no circuito elétrico, não nela.
Ela vai acabar descarregando: por quê? Porque o alternador, o gerador de corrente, não está recarregando a bateria. E por que que o alternador não estaria recarregando a bateria? Ou é porque ele deu um defeito, porque ele parou de funcionar por um problema interno, ou porque a correia que o movimenta, que vem lá do eixo virabrequim, ela arrebentou.
Quando a luz da bateria está acesa, então, o problema é na bateria? Não, o problema deve ser no alternador, problema no circuito elétrico. Dá pra você rodar até oficina, ou até a auto-elétrica, mas não dá pra você rodar muito, não. Por quê? Na maioria dos automóveis, a correia que vira o alternador, vira também, digamos, o ar-condicionado – você pode, talvez, ficar sem ele – mas faz funcionar uma coisa muito mais importante: a bomba d’água.
Então, por incrível que pareça, quando acende luz da bateria, você poderá ter um problema grave de superaquecimento do motor, porque a correia deixou de fazer a bomba d’água funcionar, aí a água não vai circular, o a água vai ferver e o motor pode até fundir. Então, muita atenção: luz da bateria acesa não é aquilo que você imagina. Não tem nada a ver com a bateria propriamente dita.
Fonte: AutoPapo