Para que cuida da manutenção de seu veículo e procura entender o funcionamento do seu motor, reconhecer cada peça e seu correto funcionamento é essencial, mesmo que seja para identificar falhas comuns, porém perigosas, como defeitos na biela de motor.
PARA QUE SERVE A BIELA?
É o item responsável por difundir a força gerada na câmara de combustão obtida pelo pistão para a árvore de manivelas, conhecida também como virabrequim. Apesar de ser uma peça pequena, sua função é a de transformar movimentos retilíneos em movimento circular contínuo.
A parte superior da biela, conhecida como pé, fica conectada ao pistão e a parte inferior, chamada também de cabeça, é ligada ao virabrequim convertendo o movimento de sobe e desce em movimentos rotativos. Isso faz com que o motor funcione.
POR QUE É UMA PEÇA FUNDAMENTAL PARA O MOTOR?
Na maioria das vezes, a biela de motor é feita de aço especial e sua forma varia em tamanho e modelo se adequando ao tipo e configurações de cada motor, que é composto por diversas peças fundamentais para sua adequada performance.
Durante o funcionamento do carro, a biela de motor sofre grandes esforços devido a seus movimentos e à força requerida para mantê-los. Se ela sofrer alguma deformação em sua estrutura ou funcionamento, o motor será diretamente afetado — perdendo a sincronia.
QUAIS FATORES CAUSAM DEFEITOS NA BIELA DE MOTOR?
Há um mito de que a biela entorta ou quebra por causa da potência do carro. Porém, a causa mais comum de falhas na biela é a falta de lubrificação, que pode acontecer por diversos motivos. O mais frequente é a quebra do filme de óleo, que fica entre o munhão do virabrequim e a bronzina.
O tempo de uso da peça também pode ser responsável por falhas. Mais uma vez vemos a importância da manutenção preventiva. O travamento do pistão também pode levar à quebra das bielas, assim como a utilização de peças inadequadas para determinado motor ou de má qualidade.
COMO IDENTIFICAR PROBLEMAS NA BIELA?
A maneira mais simples de identificar problemas na biela do motor é por meio sonoro. Literalmente um ruído que ouvimos quando o motor está funcionando como se algo estivesse batendo durante a rotação do virabrequim.
Isso pode identificar um desajuste no torque dos parafusos (folga), como também desgastes na peça, ou pior, biela trincada ou quebrada. Ao ouvir qualquer ruído no motor que deveria estar funcionando silenciosamente, procure imediatamente um mecânico de sua confiança.
DE QUAIS CUIDADOS A BIELA PRECISA?
Lubrificação. Uma das primeiras orientações que todo profissional mecânico procura repassar aos seus clientes é a devida atenção em manter o motor sempre lubrificado para evitar desgastes nas peças e, principalmente, no motor de seu veículo.
Uma outra coisa muito importante é a verificação das bronzinas utilizadas no motor de seu carro. Para isso, é indicado que apenas um profissional de sua confiança abra o motor. Lembre-se de que todas as especificações devem ser encontradas no manual do veículo, por isso se atente a observar se a recolocação das peças seja as descritas no manual.
O primeiro passo para solucionar qualquer problema que seu carro apresente, inclusive na biela de motor, é saber reconhecer onde ele está e qual a sua verdadeira causa. Após consultar seu mecânico de confiança e o diagnóstico for realmente um problema na biela, invista em peças originais e de qualidade.