Costuma-se dizer que “dos segundos não reza a história” e a Porsche, marca alemã de automóveis, não de ficar em segundo. O Porsche Mission E Cross Turismo, apresentado na passada quinta-feira no Salão Automóvel de Genebra, é isso mesmo: um argumento.
E um argumento dos bons, daqueles que podem mesmo desafiar a supremacia da Tesla no mundo dos carros elétricos de alta performance.
O Mission E é um Cross-Utility Vehicle (CUV), 100% elétrico, que surge na continuação do estudo Mission E, apresentado pela construtora alemã no Salão Automóvel de Frankfurt, em 2015.
E tem um objetivo: rivalizar com o Model X da Tesla, o crossover da marca de Elon Musk e que é líder nos modelos elétricos desta gama.
À primeira vista o Porsche impressiona com os dois motores síncronos, com mais de 600 cavalos de potência que permite ir dos 0 aos 100 quilómetros por hora(km/h) em 3,5 segundos, e até aos 200 km/h em menos de 12 segundos. Mais atrativo fica quando ficamos sabendo que a bateria se carrega em apenas 15 minutos para um ciclo de autonomia de 400 quilómetros, algo que o carregamento rápido de 400 volts da Tesla não consegue fazer.
Ambos foram construídos com base nos sedans elétricos de melhor desempenho que existem atualmente — do Tesla Model S e Porsche Mission E — o que espelha o nível de utilidade que cada um pode proporcionar ao condutor: o Porsche tem apenas capacidade para quatro a cinco pessoas, enquanto o Tesla pode transportar até sete pessoas.
A tração às quatro rodas, a suspensão pneumática adaptativa, que pode garantir até mais 50 mm de distância do solo quando necessário, e o muito espaço para o transporte de equipamento desportivo, como pranchas de surf ou até a Porsche e-bike, fazem deste modelo um atrativo para os amantes da natureza.
Em fevereiro, a Porsche anunciou um investimento de 6 mil milhões de euros em mobilidade elétrica até 2022. Neste plano estão incluídos cerca de 500 milhões de dólares para o desenvolvimento de veículos elétricos da Missão E, incluindo o Cross Turismo.