O alinhamento da direção e balanceamento das rodas fazem parte da manutenção preventiva do veículo e não podem ser ignorados quando pensamos no bem-estar e na segurança do motorista e seus passageiros. Apesar de ser importante, muitas pessoas pensam que este procedimento deve ser efetuado somente após a troca de pneus. Embora a quilometragem rodada seja capaz de mostrar o provável momento certo para realizar o procedimento, algumas situações do dia a dia podem fazer com que as rodas fiquem desbalanceadas e/ou desalinhadas, aumentando o desgaste dos pneus, provocando desvio ou vibração na direção.
Esta manutenção, relativamente simples, pode evitar prejuízos. Por isso, neste artigo vamos explicar o que é alinhamento e balanceamento, a diferença entre eles e a importância de realizar o procedimento. Para que você entenda com que frequência esse tipo de manutenção deve ser realizada. Acompanhe!
O que é alinhamento e balanceamento?
O alinhamento é um procedimento que serve para ajustar os ângulos da suspensão, a fim de mantê-la dentro das especificações do fabricante. Desse modo, a banda de rodagem dos pneus vai tocar no solo por igual, fazendo com que o automóvel ande em linha reta. Esse serviço proporciona mais estabilidade, elimina o desvio na direção e reduz o consumo de combustível.
Já o balanceamento é um serviço que permite equilibrar o peso do conjunto: roda, bico e pneu. Para isso, é aplicado um pequeno contrapeso na roda, que proporciona de forma dinâmica e estática a distribuição equânime do peso no conjunto (pneu/bico/roda), evitando o desgaste localizado do pneu, permitindo que o conjunto gire sem provocar vibrações. A vibração ocorre quando, no conjunto sem balanceamento, a parte mais pesada da circunferência toca o solo, provocando um maior impacto, fazendo com que esta parte do pneu desgaste prematuramente, prejudicando os componentes da suspensão e o conforto da direção.
Qual a diferença entre eles?
Quando o veículo tende a puxar para esquerda ou direita, principalmente em altas velocidades, é preciso verificar o alinhamento e ajustar os ângulos da suspensão, atendendo as especificações da geometria, definidas pela engenharia do automóvel em questão. Por outro lado, quando o volante vibra em uma determinada velocidade, é necessário fazer o balanceamento para que haja um equilibro entre o conjunto: roda, bico e pneu.
A diferença entre esses dois procedimentos:
Alinhamento de direção é um serviço que consiste na avaliação dos componentes do sistema de suspensão, que quando apresentam alguma folga, ruptura ou dano, devem ser substituídos, para em seguida efetuar a medição da geometria do veículo e proceder a regulagem dos ângulos, atendendo as especificações do fabricante. Ou seja, o reparo está vinculado a suspensão e ajuste nos ângulos.
Balanceamento do conjunto roda, bico e pneu, consiste na aplicação de contrapesos nas rodas, buscando o equilíbrio dinâmico e estático destes componentes. Sendo fundamental a avaliação da perfeita circunferência da roda (empenos) e situação da banda de rodagem do pneu (desgaste irregular, localizado). Quando não conformes (pneu e roda), devem ser reparados ou substituídos, pois não permitem a perfeita execução do serviço.
Assim seu veículo pode em algum momento necessitar apenas de um ou outro serviço, como também pode ser necessário realizar os dois. Isso varia conforme a quilometragem, situação da suspensão, pneus, rodas ou fruto de um fator externo que venha ocasionar algum dano que exija correção.
De toda forma, seja porque o carro está puxando, trepidando ou desgastando pneus de forma irregular, é essencial procurar uma empresa especializada
Veja a seguir por que esses dois serviços não podem ser descartados.
Qual a importância de fazer o alinhamento e balanceamento?
O serviço de alinhamento é de extrema importância, pois, além de evitar gastos maiores na manutenção do veículo, contribui para:
- prevenir o desgaste irregular dos pneus;
- manter o pneu em maior contato com o solo;
- aumentar a vida útil dos pneus;
- melhorar a economia de combustível;
- evitar o deslocamento irregular do veículo;
- melhorar a dirigibilidade e a segurança.
Já o balanceamento auxilia no conforto da condução e contribui para:
- aumentar da vida útil do pneu e componentes da suspensão, direção e transmissão;
- permitir desgaste regular na circunferência dos pneus;
- melhorar a estabilidade do veículo;
- aumentar a capacidade de frenagem.
Em ambas situações quando o veículo não esta em conformidade técnica, prejudica a autonomia e segurança da direção.
Por isso, além do conforto para dirigir e a prevenção do desgaste de peças e pneus, esta manutenção aumenta a segurança na direção. Então, é fundamental estar atento ao momento correto de fazer este serviço, seja na quilometragem indicada ou mediante algum contratempo, como relatado abaixo.
Quando fazer alinhamento e balanceamento?
No manual do veículo constam as orientações recomendadas pelo fabricante que diz respeito à quilometragem ou ao prazo que deve ser verificado os serviços de balanceamento e alinhamento.
Geralmente, a recomendação é que o balanceamento seja realizado juntamente com o alinhamento em todas as revisões periódicas ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Porém, esses reparos podem ser antecipados nas seguintes situações:
- avaria causada após um impacto forte contra pedra, olho de gato, buraco ou guia;
- desgaste irregular na banda de rodagem;
- substituição de peças da direção ou suspensão;
- trepidação ou a direção com desvio lateral;
- rodízio ou troca de pneus;
- após reparo de furo no pneu, sempre fazer o balanceamento, afinal o manchão altera consideravelmente o peso do conjunto.
Nesses casos, recomenda-se levar o veículo em uma empresa especializada de sua confiança, equipada com maquinário atualizado (alinhamento 3D e balanceador de coluna) e com profissionais bem treinados.
Fonte: PneusNacional