Os buracos nas vias públicas e até mesmo a falta de cuidado ao estacionar contribuem para danos no veículo, como a roda amassada.
Se a roda também ficou torta ou trincou é necessário fazer uma avaliação e providenciar um reparo do acessório. No entanto, você sabe exatamente o que fazer em cada caso? É exatamente isso que vamos explicar neste post.
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Vale a pena fazer o reparo nas rodas danificadas do automóvel?
Antes de você arrumar os danos das rodas do seu veículo é importante fazer uma análise do material utilizado.
Em relação as rodas de aço, por exemplo, a reparação não é muito recomendada, principalmente se os danos são grandes. Neste caso, é melhor comprar uma roda nova, pois esta custa em torno de R$100,00.
Já no caso das rodas de liga leve, repará-las pode ser o mais recomendado, já que um jogo completo pode custar até R$ 5 mil.
Já os trincados nos raios das rodas podem comprometer a estrutura e até a segurança do carro. Os danos com mais de cinco milímetros também precisam ser avaliados com cuidado, pois muitas vezes não são tão aparentes e podem esconder muitos perigos.
Entretanto, se o motorista sentir qualquer problema em relação ao volante é importante verificar se as rodas estão perfeitas em sua parte interna.
Como reparar a roda amassada?
Para corrigir a roda amassada, há no mercado alguns materiais e técnicas que poderão ajudar na hora dos reparos.
Entre essas técnicas estão o desempenho por gabarito e o desempenho hidráulico, que vamos explicar a seguir:
Desempenho por gabarito
É feito através de pressão e não há necessidade de realizar o processo com altas temperaturas e nem aquecer a roda amassada.
É um processo rápido e simples. Após realizado o procedimento, as rodas passam por um torno, que serve como um gabarito de conferência. Em seguida, elas são soldadas e balanceadas até ficarem prontas para uma nova pintura.
Para finalizar, a roda passa por um processo de diamantação que serve para criar mais resistência em relação às próximas colisões.
Desempenho hidráulico
O desempenho hidráulico é feito por meio de uma máquina simples, composta por uma base de fixação, pistão de desempenho e expansor.
O processo consiste em uma máquina que funciona a água e a eletricidade. A técnica serve para corrigir os defeitos das rodas de liga leve.
É importante saber que quanto menor o amassado, mais simples o reparo. Se o dano não trincou a roda, bastará endireitá-la para o lugar. No entanto, caso tenha alguma fenda, é importante avaliar o problema e pensar na segurança do acessório após o conserto.
Geralmente, as fissuras encontradas nas rodas são preenchidas com uma solda especial. Em relação às rodas de liga leve do tipo diamantada, o trabalho será mais complexo. É necessário usar um torno copiador para reproduzir o desenho da roda.
Como reparar as rodas tortas do automóvel?
As rodas tortas são mais fáceis de reparar do que uma roda amassada. Você pode passá-las num torno e o serviço não ficará por mais de R$ 50 por roda.
Depois de passá-las no torno, não se esqueça de fazer o alinhamento e o balanceamento das 4 rodas. O trabalho deve ser feito por um profissional especializado, principalmente porque envolve segurança e dirigibilidade do automóvel.
O alinhamento, como o próprio nome diz, serve para ajudar os ângulos das rodas, mantendo-as paralelas entre si. Já o balanceamento serve para resolver problemas como vibrações no volante e trepidações.
Além disso, ele garante que o desgaste das rodas seja igual.
O que fazer com as rodas trincadas?
As rodas trincadas trazem riscos aos motoristas, assim como a roda amassada. O perigo se torna ainda maior se você enviar esses acessórios para a retífica, pois os problemas poderão ficar escondidos.
O processo de recuperação deixa a roda como se fosse nova, no entanto os defeitos podem ser maquiados e acidentes podem acontecer. Por esse motivo, fábricas e montadoras recomendam trocar as rodas trincadas.
Há riscos de uma roda trincada e que foi reformada causar danos na suspensão do veículo e nos freios. Também é importante ficar de olho na calibragem dos pneus, pois as rodas trincadas podem causar problemas em relação ao alinhamento do veículo.
Por isso, é bom ficar de olho nas trincas radiais, aquelas que aparecem no eixo da roda e as que surgem perto dos pontos de fixação dos parafusos, pois essas são as mais perigosas.
As rodas têm a capacidade de suportar uma carga intensa. No entanto, no caso das trincas, as peças de liga leve ficam com sua durabilidade e resistência comprometidas.
Portanto, o ideal é trocar as rodas trincadas. Afinal, a segurança deve estar sempre em primeiro lugar.
Agora que você já sabe o que fazer no caso da roda amassada, torta ou trincada ficará mais atento em relação ao seu veículo. Escolha a melhor maneira de resolver o problema e se forem necessários reparos muito grandes, não pense duas vezes e troque as rodas do seu automóvel.
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Fonte: connectparts