Posted by webmaster Artigo

Acidentes por Pista Escorregadia. Cuidado!

pista-escorregadia

Ainda que haja grande variabilidade de causas de acidentes que ocorrem nas estradas brasileiras, o número de acidentes que tem como causa específica a pista escorregadia é bastante elevado.

Segundo dados disponibilizados pela Polícia Rodoviária Federal, no ano de 2018, de janeiro a abril, 4,33% dos acidentes foram registrados como sendo causados por pista em condição propícia para deslizamento.

No ano de 2017, houve um total de 4248 acidentes motivados pela pista escorregadia, que representa 4,74% dos acidentes registrados no País durante o ano.

Como você pode ver, ainda que a maioria dos motoristas saiba o quanto pode ser perigoso dirigir sem cautela em pistas molhadas, o número de acidentes causados por deslizamento de veículo na pista não mudou muito de um ano para o outro.

Certamente, outros fatores diversos acabam por contribuir para que, em uma pista molhada, ocorram acidentes. Contudo, há algumas precauções que você pode tomar, ao necessitar dirigir em uma via molhada, para evitar que acidentes aconteçam.

Essas precações estão ligadas tanto ao entendimento dos processos de derrapagem e aquaplanagem de veículos, para que possam ser contornados pelo condutor, quanto à manutenção dos pneus do veículo.

É bastante importante que o responsável não permita a circulação do veículo quando os pneus já não apresentarem mais os sulcos, necessários à aderência ao solo.

Além do risco de derrapagem e aquaplanagem, conduzir com os pneus carecas pode gerar problemas com a fiscalização, já que se constitui como infração trafegar com veículo em mau estado de conservação, que inclui todas as partes do carro, inclusive as rodas.

Essa infração está listada no Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro e pode gerar, ao condutor, uma multa graveno valor de R$195,23 e 5 pontos na carteira de habilitação.

Por isso, conservar em bom estado as rodas dos veículos pode ser uma das saídas para a redução dos acidentes gerados por aquaplanagem e derrapagem, além de evitar que o motorista responsável pelo veículo acabe sendo multado.

manutenção das rodas somada ao entendimento dos processos que levam o carro a derrapar ou aquaplanar são, dessa forma, métodos eficazes para a redução do índice de acidentes em pista molhada.

Fonte: doutormultas
Tags: ,

About Author

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

Envie uma mensagem!
Precisando de ajuda?
Olá!
Em que posso ajudá-lo?