Posted by webmaster Artigo

Alinhamento e balanceamento saiba quando fazer no seu carro

Alinhamento e balanceamento saiba quando fazer no seu carro

Balanceamento e alinhamento, bem como a cambagem, são procedimentos altamente importantes para o carro. Negligenciar os processos traz prejuízos ao veículo. Neste post, você vai entender melhor a sua importância e onde realizar com o máximo de qualidade e segurança, acompanhe!

Balanceamento e alinhamento são processos de alta importância, contudo, muitas vezes eles são deixados de lado. Saiba que isso irá trazer problemas a curto e médio prazo. Por esta razão, alinhar e balancear devem estar entre os processos de revisão do carro. 

Assim, você, motorista, seja de carro de passeio, caminhão ou ônibus, tem a tranquilidade de ter um veículo seguro e adequado para tráfego em qualquer via, mesmo as mais difíceis.

Desta forma, o valor do alinhamento e balanceamento se mostra como um investimento de ótimo custo-benefício, já que resulta em mais segurança tanto para o condutor como para os passageiros.

Para que você compreenda melhor a importância de balanceamento como do alinhamento e cambagem do veículo, preparamos um conteúdo completo. 

Confira os tópicos que produzimos:

  • Balanceamento e alinhamento: entenda mais sobre os procedimentos
  • Alinhamento e cambagem: veja as diferenças dos processos
  • Balanceamento e alinhamento: conheça os tipos existentes no mercado
  • Quanto tempo dura os procedimentos de balanceamento e alinhamento?
  • Quando é hora de buscar alinhamento e balanceamento mais próximo?
  • Qual o preço alinhamento e balanceamento?
  • Prejuízos evitados ao investir no valor do alinhamento e balanceamento
  • Castello Soluções Automotivas: alinhamento e balanceamento feitos com qualidade

Balanceamento e alinhamento: entenda mais sobre os procedimentos

De maneira simplificada, alinhar e balancear o automóvel é proporcionar o equilíbrio correto do veículo quando este está trafegando, ou seja, em movimento.

Embora alinhar e balancear estejam intrinsecamente ligados ao objetivo de equilibrar o veículo, eles são processos diferentes, dos quais você vai compreender melhor agora.

O processo de alinhamento diz respeito ao reparo dos ângulos das rodas. Isso permite que elas estejam perfeitamente alinhadas ao asfalto bem como no mesmo ângulo do volante.

Quanto ao balanceamento, ele é um procedimento que tem finalidade de corrigir as diferenças de peso das rodas. 

Dentro dos procedimentos, há o alinhamento e cambagem, que falaremos no tópico a seguir.

Alinhamento e cambagem: veja as diferenças dos processos

Assim como alinhar e balancear, realizar o alinhamento e cambagem também é primordial para a perfeição do equilíbrio do carro.

Isso porque, a cambagem também tem o propósito de promover a estabilidade do veículo. De forma simples, a cambagem  corrige a desconformidade de equilíbrio dos pneus.

A cambagem é realizada no camber do automóvel, no qual as rodas são ajustadas para melhorar o seu desempenho em situações de curvas e retas.

Portanto, ao investir no preço alinhamento e balanceamento, não se esqueça de solicitar a realização da cambagem.

Balanceamento e alinhamento: conheça os tipos existentes no mercado

No mercado, há três categorias: o manual, o eletrônico e o mais recente que é o feito a laser, por meio de auxílio de um equipamento específico.

Destes três processos, o mais tradicional é o manual, também conhecido como óptico, que é realizado por meio de canhões de luz. A finalidade da luz é identificar o grau de desalinhamento das rodas.

Todos os processos são considerados eficientes, desde que feitos por profissionais qualificados.

Quanto tempo dura os procedimentos de balanceamento e alinhamento?

Os procedimentos de cambagem, alinhar e balancear são executados no tempo de  40 minutos a uma hora, aproximadamente, de acordo com o estado do veículo.

Portanto, fique tranquilo, pois, como pode ser verificado, os processos de balanceamento e alinhamento, e também de cambagem não demandam muito tempo, o que permite usar o veículo rapidamente.

Quando é hora de buscar alinhamento e balanceamento mais próximo?

O momento certo de procurar um serviço de alinhamento e balanceamento mais próximo é a cada 10 km rodados ou a cada seis meses. É importante também verificar o manual disponibilizado pelo fabricante.

Além disso, há outras situações em que é necessário investir no preço alinhamento e balanceamento, como:

  • Após colisões;
  • Trepidação excessiva;
  • Identificar que o carro está puxando para um dos lados.

Mais um fator que leva à precisão de realizar os processos é a intensidade do uso do veículo, já que é comum o carro ter impactos recorrentes em lombadas, tartarugas, meio fio e outros elementos presentes em vias.

Aqueles que mantêm o carro muito tempo parado também precisam verificar se o alinhamento das rodas está adequado.

Qual o preço alinhamento e balanceamento?

O valor desses procedimentos variam de acordo com o tipo de processo que será feito. Como mostramos, há três modalidades, que usam tecnologia, o que pode trazer diferenças no preço final.

Além disso, o valor vai depender da gravidade do desalinhamento das rodas, que irá exigir mais ou menos adequação.

Uma dica para você não ter prejuízos com procedimentos não qualificados é desconfiar sempre de preços muito abaixo da média do mercado. Fique atento!

Também tente sempre fazer o balanceamento como o alinhamento e cambagem juntos para economizar tempo e dinheiro.

Prejuízos evitados ao investir no valor do alinhamento e balanceamento

O investimento no balanceamento e alinhamento evita diversos prejuízos, como, por exemplo, o desgaste prematuro dos pneus. Isso leva a um gasto maior na manutenção do veículo.

Outro prejuízo evitado é o consumo de combustível inadequado, que leva o condutor a ter um aumento considerável dos gastos, principalmente quando o uso é frequente.

Além de evitar danos ao veículo, o alinhamento, o  balanceamento e a cambagem promovem mais conforto ao motorista, que tem eliminados aquelas vibrações no volante.

Ao realizar o alinhamento e o balanceamento no tempo certo, o condutor gera uma excelente economia, já que os processos aumentam a vida útil dos pneus e mantém o consumo apropriado.

Fonte: autocentercastello.com.br

Tags: , , ,

About Author

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie uma mensagem!
Precisando de ajuda?
Olá!
Em que posso ajudá-lo?