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Ar-condicionado: Dicas, Problemas e Causas

Item cada vez mais comum inclusive em carros populares, o ar-condicionado pode ser o céu e o inferno dos motoristas. A seguir você encontra uma lista com os principais problemas que seu aparelho de ar condicionado pode apresentar e suas possíveis causas:

– O motor desliga quando o ar é acionado

O acionamento do ar exige força do motor, que transfere uma parte da sua potência, em geral 6 cavalos, para o funcionamento do compressor do ar-condicionado. Caso sua injeção esteja desregulada ou seu motor não consiga bancar a exigência da potência necessária para o funcionamento do compressor, ele irá morrer. Outro responsável pelo desligamento do motor pode ser a borboleta de aceleração, responsável por regular a passagem de ar ao motor e manter a marcha lenta em funcionamento. Uma borboleta suja ou empenada pode enviar um fluxo de ar irregular ao motor e fazer com que este apague em situações de marcha lenta sem aceleração.

– Alto consumo de combustível

Um filtro sujo no ar-condicionado bloqueia a passagem de uma parcela do ar enviado para a cabine. Consequentemente, o ventilador do ar precisa de mais força para entregar o mesmo volume de ar que entregaria com o filtro limpo. A energia do ventilador vem do alternador do carro, que por sua vez é acionado pelo funcionamento do motor. Mais energia do alternador exige, portanto, mais potência do motor. Resultado: maior consumo de combustível. Verifique o estado do seu filtro e troque-o conforme o indicado pelo fabricante. Para pessoas com problemas respiratórios, recomenda-se ainda a higienização de todo o sistema para a eliminação de fungos.

Filtro limpo x Filtro Sujo

Filtro limpo x Filtro Sujo

– Cheiro dentro do carro

Motoristas que costumam usar o carro apenas aos finais de semana podem sentir um cheiro de mofo e umidade dentro do carro. Isso ocorre devido à umidade deixada pelo ar-condicionado na cabine. A dica é desligar o ar um minuto antes de desligar o carro e acionar o ar quente, que é seco, e eliminará essa umidade presente dentro da cabine. O excesso de umidade no ar expelido pelo compressor está ligado a problemas no filtro secador de ar.

– Perda de eficiência do ar

Um problema muito comum é o “enfraquecimento” do ar, ou seja, sua perda de capacidade de resfriamento. Este problema está intimamente ligado a vazamentos do gás refrigerante. Os vazamentos podem acontecer nos selos mecânicos do sistema ou nas vedações do compressor. Lembrando que o gás refrigerante não gasta: ele vaza, ou é contaminado. Caso você queira completar o gás do seu ar condicionado, é importante conferir todo o sistema para verificar se há ou não vazamentos.

– Excesso de calor no painel

Os carros possuem um gerador de calor natural, o motor. Em sistemas recentes, o radiador de água quente fica dentro do receptáculo do ar condicionado, ou seja, dentro do painel. Este radiador recebe água aquecida do motor o tempo todo (não há mais a “torneira” que regulava a entrada de água quente no radiador, essa tecnologia deixou de ser empregada). Então o calor no painel é natural, você não precisa se preocupar, pois isso faz parte do funcionamento normal do ar condicionado.

Para finalizar, uma dica especial de preservação do seu ar-condicionado: nunca ligue o ar quando estiver em velocidade com o giro do motor muito alto. O compressor do ar-condicionado funciona vinculado aos giros do motor de forma que, tirá-lo de seu estado estático passando-o automaticamente para uma movimentação muito vigorosa, exige um esforço excessivo do compressor. O ideal é deixar o giro do motor cair e então ligar o ar e voltar a rodar normalmente.

Fonte: KYB

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