Posted by webmaster Artigo

Atenção aos sinais: veja quando é preciso trocar a bateria do carro

quando-trocar-a-bateria_1

Você entra no carro, coloca o cinto, gira a chave e nem sinal do carro ligar. O diagnóstico para esse sintoma é muito triste, provavelmente a bateria “arriou”. Para que isso não aconteça repentinamente, é necessário dar uma atenção especial à bateria do carro e observar os principais sinais de uma possível fadiga no item que fornece energia para o automóvel.
A duração de uma bateria está diretamente ligada ao seu uso, em carros mais simples, sem ar-condicionado, sons potentes e faróis adicionais, o componente terá uma duração maior. A bateria de um carro que possui apenas os itens de fábrica, em média, dura de dois a dois anos e meio. Portanto, observar alguns sinais é a melhor maneira de detectar quando é preciso trocar a bateria do carro. Acompanhe e aprenda a identificá-los.

Como saber o momento de trocar a bateria?
Se o seu possante apresentar um dos sintomas abaixo, é hora de correr para o mecânico antes que ele precise ir até você. Confira:
• Dificuldade para ligar o carro, aquela sensação de que o motor está “pesado” para iniciar o funcionamento.
• Falha em algum sistema elétrico, como luz fraca e oscilante, problemas com o sistema de injeção do combustível, com o aquecedor e ar-condicionado.
• Observe as luzes no painel, quando a bateria começa a ficar menos potente, uma luz acende avisando que a peça precisa ser substituída.
• Se o carro não liga de maneira alguma, certamente a bateria acabou de vez. Para esses casos é recomendado o uso de um carregador de bateria portátil  ou um cabo de chupeta para baterias.

Como aumentar a vida útil da bateria?
Mesmo sendo um item que exige trocas periódicas, com alguns cuidados é possível prologar sua a vida útil. Não esquecer faróis e rádio ligado é uma das atitudes que evitará casos extremos. Veja outras recomendações:
• Não ligar som, faróis ou outros itens que exigem energia da bateria com o motor desligado. Alguns carros não desligam os faróis de maneira automática quando o motor é desligado, por isso atenção se o seu veículo se encaixa nesse padrão.
• Se por algum motivo o carro tiver que passar alguns dias sem ser ligado, o ideal é desconectar a bateria. Ao contrário, há uma grande chance da bateria não funcionar da próxima vez que for ligar o automóvel.
• Manter os bornes da bateria limpos é uma atitude que ajuda na durabilidade da bateria. Para evitar sua oxidação é recomendado colocar um pouco de vaselina ou um aerossol específico.
• Atenção para os itens que possuem a corrente stand by e que consomem energia mesmo com o motor desligado, como rádio, alarmes e rastreadores.
• Não dar partida com os faróis ligados. Isso aumenta consideravelmente sua durabilidade.

Consulte sempre um profissional
Não tente se aventurar a consertar ou realizar a troca da bateria. Para cada modelo de veículo há ferramentas específicas. Além disso, os profissionais possuem alguns equipamentos que indicam o melhor procedimento, como o scanner automotivo  ou voltímetro. Com essas ferramentas, é possível detectar de maneira precisa se o defeito está na bateria ou no alternador, que é o responsável por transformar a energia mecânica em elétrica por meio da corrente alternada induzida por campo magnético.

Com essas dicas ficou fácil detectar quando é preciso trocar a bateria do carro.

Fonte: G1

Tags: ,

About Author

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie uma mensagem!
Precisando de ajuda?
Olá!
Em que posso ajudá-lo?