Posted by webmaster Artigo

Balanceamento de rodas: a importância de manter em dia

O balanceamento de rodas é um dos serviços de manutenção de automóveis mais comuns oferecidos pelas oficinas e auto centers. Isso se dá pelo fato da necessidade de manter o bom funcionamento da direção do carro, da economia com pneus e, principalmente, do conforto e segurança do condutor.

Contudo, muitos motoristas não entendem a importância do balanceamento de rodas ou simplesmente dispensam este tipo de manutenção básica, mas de extrema utilidade, no dia a dia de condução.

Por isso, preparamos este artigo com dicas e informações úteis sobre o tema, seja para reforçar a atenção do condutor, como para orientar profissionais também a indicarem o serviço em suas oficinas.

A importância do balanceamento de rodas

Além de manter o motor do carro e os sistemas internos, é crucial para motoristas e mecânicos executar procedimentos de manutenção regulares nos pneus e na direção.

Afinal, a rotação regular de pneus e o equilíbrio adequado das rodas são partes importantes do desempenho geral do veículo. E para que você saiba como manter seu cliente informado sobre a importância do balanceamento de rodas, respondemos abaixo algumas perguntas cruciais sobre esse serviço:

Como saber quando as rodas não estão balanceadas?

Quando há um “ponto pesado”, ou desequilíbrio, na roda, o que impede que ela gire em um movimento circular bem focado. À medida que a velocidade vai aumentando, é possível notar o volante ou os assentos balançarem e vibrarem. Quanto mais rápido você for, mais notável será a vibração. O carro pode estremecer ligeiramente, e pode ser desconfortável ou difícil segurar o volante.

Ou seja, se o motorista reclamar de questões clássicos, do tipo: volante mais “pesado”, puxando para um lado, tremendo a direção, pneu consumindo de um lado só, entre outras, é recomendado dar uma olhada no balanceamento de rodas.

Qual é o resultado de rodas não balanceadas?

As rodas não balanceadas fazem com que os pneus nas rodas afetadas se desgastem de forma desigual. Se não for compensado, as rodas não balanceadas também podem afetar sua suspensão e direção, diminuir a quilometragem por litro de combustível e causar um mau manuseio do carro. Neste ponto, é mais do que um aborrecimento — é um problema de segurança.

Quais as vantagens desse tipo de manutenção?

Podemos considerar que o balanceamento de rodas é um tipo de manutenção, tanto preventiva, como corretiva.

Ou seja, quem tem o hábito de realizar revisões frequentes, o balanceamento vai evitar que problemas ocorram. Já aqueles que só vão ao mecânico quando alguma ocorrência aparece, nesse caso o balanceamento de rodas servirá para consertar o problema.

Mas de uma forma geral, esse serviço engloba inúmeras vantagens práticas ao veículo e ao motorista, que vão muito além do desempenho do automóvel. Por exemplo:

  • melhora as condições de condução;
  • gera mais conforto e segurança ao condutor;
  • evitar acidentes;
  • proporciona economia e redução de custos com peças;
  • aumenta a vida útil do pneu;
  • melhora o desempenho do consumo de combustível.

Por que o balanceamento de rodas é importante para a vida útil do veículo?

As rodas de um veículo rodam a altas velocidades. Uma roda de aro 15 polegadas gira aproximadamente 2.100 vezes a cada quilômetro. Uma roda que está devidamente balanceada e usando uma área do pneu mais do que outra pode rapidamente causar danos significativos.

Logo, esse tipo de manutenção é fundamental para a vida útil do veículo, influenciando por exemplo, no consumo de combustível, no desgaste de peças essenciais, na segurança e redução de riscos de acidentes etc.

Quando deve ser feito o balanceamento de rodas?

É importante incluir o balanceamento de rodas como parte de uma manutenção regular do veículo.

Em geral, recomenda-se que as rodas devam ser balanceadas a cada 6.000 a 10.000 quilômetros, mas como sempre isso é muito variável e vai depender de diferentes fatores externos, tais como:

  • forma de condução do motorista;
  • idade do veículo;
  • excesso de peso;
  • qualidade das pistas onde o carro costuma trafegar;
  • resistência dos pneus.

Dessa forma, uma dica que muitos profissionais recomendam é que o serviço de balanceamento de roda seja planejado sempre junto as trocas regulares de óleo do carro, já que os prazos são semelhantes e que se trata também de uma manutenção recorrente e preventiva.

Como fazer o balanceamento de rodas com mais agilidade?

O balanceamento de rodas é um serviço recorrente para os motoristas para que não seja preciso trocar os pneus com tanta frequência e, em muitos casos, antes do prazo recomendado pelo fabricante.

Por isso, para garantir mais qualidade na hora de fazer o balanceamento e assegurar a satisfação dos seus clientes, é preciso contar com profissionais transparentes, capacitados e com os devidos os equipamentos adequados.

Por outro lado, cabe à oficina mecânica trabalhar sempre com honestidade e realizar o diagnóstico correto sobre a necessidade – ou não – de prestar esse tipo de serviço no momento do atendimento.

Em relação aos equipamentos necessários para se realizar um balanceamento de rodas eficientes, podemos destacar a ferramenta mais essencial nesse quesito: uma balanceadora de rodas computadorizada.

Afinal, tal equipamento pode agregar grande diferencial à sua oficina mecânica ou auto center, te ajudando a detectar diferenças de pesos na própria roda do veículo e a realizar o serviço mais rápido. Além disso, o funcionamento das balanceadoras de rodas computadorizadas é bem simples, podendo ser executado por qualquer profissional devidamente instruído.

Em resumo, essas são algumas dicas básicas sobre a importância do balanceamento de rodas, mas acima de tudo, sobre a necessidade de conscientização de motoristas e mecânicos sobre os diferenciais que uma boa manutenção preventiva pode agregar à condução, seja trazendo mais segurança e conforto, seja proporcionando mais economia e redução de custos com peças e consertos.

Fonte: https://blog.engecass.com.br/balanceamento-de-rodas-a-importancia-de-manter-em-dia/

Tags: , ,

About Author

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

Envie uma mensagem!
Precisando de ajuda?
Olá!
Em que posso ajudá-lo?