Independente da marca ou da categoria, é sempre importante acompanhar a manutenção preventiva de carros, com atenção aos itens que exigem a troca periódica. A principal razão é que a falha em manter esses componentes em boas condições pode levar a problemas mecânicos graves – e caros. Por isso, o AutoPapo listou todos os itens de manutenção preventiva obrigatória para qualquer carro. Siga este guia para se manter atualizado com as condições do seu veículo – e também para escapar de picaretagens nas oficinas.
Para compilar esta lista de itens de manutenção preventiva de carros, nós conversamos com especialistas do setor: o engenheiro mecânico e conselheiro da Sociedade de Engenheiro da Mobilidade (SAE) do Brasil, Francisco Satkunas; e o chefe do Centro de Treinamento Automotivo da Bosch, Diego Riquero Tournier. Eles também nos falaram qual é o tempo médio* entre as trocas para cada um dos itens da lista.
Depois de consultar este guia, consulte o manual do veículo
Antes de consultar o guia, entretanto, você deve saber que os tempos ou períodos de troca indicados são apenas uma média entre diversos modelos. Ou seja, a maioria dos carros populares, de arquitetura mais simples, estarão dentro desse sistema. Mesmo assim, podem haver exceções.
Por causa disso, é necessário fazer uma consulta ao manual do proprietário. Esses documentos trazem todas as informações sobre a manutenção preventiva de carros, e também determinam as especificações dos produtos que devem ser utilizados naquele modelo.
Assim, o calendário de manutenção preventiva de carros do AutoPapo deve ser utilizado apenas inicialmente, para que o motorista saiba o que buscar no manual de seu veículo, já que alguns deles não têm uma tabela completa dos serviços necessários.
Manutenção preventiva de carros evita a manutenção corretiva
Como indica o engenheiro mecânico e conselheiro da SAE, Francisco Satkunas, a indústria automotiva tem aumentado, cada vez mais, o período entre trocas de componentes. “A troca de óleo de veículos passou de 1.500 para 5 mil quilômetros, o filtro a cada 10 mil quilômetros, e assim por diante, porque o consumidor considerava ruim ter que ir na concessionária fazer a manutenção”, conta o engenheiro.
Mesmo assim, a manutenção preventiva de carros ainda é necessária. Estar bem informado com relação ao que o carro precisa também ajuda o motorista a escapar da picaretagem nas oficinas. Com isso, ele também poderá se assegurar de que o programa de revisões da concessionária está fazendo tudo o que deveria, no caso de carros dentro da garantia.
A manutenção preventiva de carros é feita durante as revisões. O chefe do centro de treinamento automotivo da Bosch, Diego Riquero, explica que esse tipo de serviço existe para manter o veículo em boas condições de funcionamento. Ele evita que o carro quebre e precise de uma manutenção corretiva, ou seja, um serviço de conserto de componentes que se danificaram.
“A manutenção preventiva é feita para que a manutenção corretiva não seja necessária”, resume ele. E acrescenta: “quando quebra, sempre é mais caro”.
Além disso, a manutenção preventiva de carros é dividida em dois tipos de itens: os de troca obrigatória, e os de inspeção obrigatória, explicam os especialistas. No primeiro caso, se enquadram o óleo do motor e o filtro de ar, por exemplo. Eles são os fluidos e peças que têm data de validade, além de se degradarem com o uso. Por isso, com eles, não tem escolha: quando for alcançado o período ou a quilometragem indicados, é preciso fazer a substituição.
Já os itens de inspeção obrigatória também vão se degradar com o uso, mas de uma forma difícil de prever. Este é o caso das embreagens e das palhetas dos limpadores de para-brisa, por exemplo. Sua vida útil vai depender de onde o carro é estacionado, do cuidado do motorista, e outros fatores. Por isso, é necessário conferir seu estado com periodicidade, mas só faça a substituição quando a inspeção mostrar que o componente perdeu suas características originais.
Calendário de manutenção preventiva de carros
De acordo com Riquero, da Bosch, e Satkunas, da SAE, estes são os serviços de manutenção preventiva de carros que sempre devem ser realizados. Também estão indicados os tempos médios para a substituição ou inspeção dele.
Os especialistas lembram, mais uma vez: os períodos de troca podem mudar de acordo com o modelo do veículo e as características dos produtos usados. Por isso, esta tabela serve apenas como um guia inicial, e o momento da substituição, assim como as especificações de fluidos, filtros e outros componentes, devem estar de acordo com o indicado no manual do carro.
Itens de troca obrigatória:
Devem ser substituídos, obrigatoriamente, na hora certa
Item ou serviço | Quando trocar |
---|---|
Alinhamento dos pneus | 10 a 20 mil km |
Correia do alternador | Junto com a correia dentada |
Correia do compressor do ar-condicionado | Junto com a correia dentada |
Correia dentada | 40 mil a 100 mil km, média de 60 mil km |
Correia poly-v (bomba d’água) | Junto com a correia dentada |
Filtro de ar | Junto com a troca de óleo |
Filtro de cabine (antipólen) | Uma vez ao ano |
Filtro de combustível | 20 mil km |
Filtro de óleo | Sempre que trocar o óleo |
Fluido das transmissões | 60 a 100 mil km ou 2 a 4 anos |
Fluido de freio (óleo do freio) | Seis meses a um ano |
Limpeza do ar condicionado | Uma vez ao ano |
Limpeza do sistema de arrefecimento | Quando trocar o líquido de arrefecimento |
Líquido de arrefecimento | A cada dois anos |
Óleo lubrificante | A cada 5 mil a 15 mil km* |
Pneus | Validade de 5 anos |
Velas | Podem variar de 15 mil a 100 mil km |
*A depender do tipo de óleo (mineral, sintético, ou semi-sintético) e do uso feito do veículo (veja abaixo)
Itens de inspeção obrigatória:
Só devem ser substituídos quando apresentarem sinais de degradação
Item | O que conferir |
---|---|
Água do limpador de parabrisa | Nível |
Buzina | Cheque funcionamento se passar por alagamentos |
Cintos de segurança | Desgaste visível ou histórico de colisão |
Embreagem | Kit de embreagem (carros manuais ou automatizados) |
Estepe | Cheque a calibragem a cada 2 meses |
Fluido da direção hidráulica | Nível |
Fluido de freio (óleo de freio) | Medir o nível de contaminação |
Limpadores de parabrisa | Condição das palhetas |
Luzes | Faróis, lanternas, da cabine, e luzes de alerta no painel |
Pneus | Desgaste dos sulcos e calibragem |
Sistema de carga | Alternador e bateria |
Sistema de freios | Pastilhas e discos, ou lona e tambor |
Sistema de suspensão | Amortecedor, bandeja, pivô, articulações, mola |
Fatores que podem alterar os períodos de troca
Existem alguns fatores que podem aumentar ou diminuir os períodos de troca dos itens da manutenção preventiva de carros. Um deles é o tipo de uso que se faz do veículo, que tem os nomes técnicos de “uso severo” e “uso leve”.
Considera-se que um carro tem uso severo quando ele anda na cidade, participa do para-e-anda de engarrafamentos, ou é utilizado por curtos períodos de tempo várias vezes ao dia. Já o uso leve é, por exemplo, o carro que anda na estrada, como um veículo de transporte, e cobre percursos mais longos.
O uso severo é a situação da maioria dos carros hoje em dia, e ele vai diminuir o tempo de troca do óleo lubrificante e do filtro de ar, aponta Riquero, da Bosch. Esse tipo de regime de trabalho também aumente o desgaste do motor do veículo, como um todo, e exige mais atenção do motorista. No manual do carro, há a indicação do tempo de troca para os dois casos.
Outra situação que pode interferir no desgaste de componentes é a qualidade do combustível. Álcool ou gasolina adulterada com solventes vão comprometer as condições do veículo, diminuindo a vida útil de mangueiras e peças de borracha, impregnando o filtro de combustível, e contaminando o óleo lubrificante.
Fonte: Manutenção preventiva de carros: calendário de troca de peças (uol.com.br)