+55 48 3233-3070

Cinto de segurança: é necessário fazer manutenção?

A função do cinto de segurança é evitar que os ocupantes dos veículos se choquem contra as partes do mesmo ou contra outros passageiros. Destacamos aqui sua obrigatoriedade para garantir maior segurança dos motoristas, e para assegurar sua eficiência, é preciso que passe por manutenções periódicas.

Os defeitos mais comuns do cinto de segurança são: danos na cinta ou problemas no fecho. É importante observar se o tecido não está desgastado e se o cinto não está frouxo, pois no caso de uma colisão, ele pode não funcionar da maneira esperada. Indica-se verificar também se a trava está exercendo bem a sua função. No caso de cintos retráteis, uma boa dica é puxar a parte diagonal com rapidez para ver se o cinto está travando ou se o sistema de recolhimento está adequado. O fecho também não pode ficar de fora: o cinto precisa encaixar com facilidade e travar, bem como ser destravado corretamente quando acionado.

Além disso, quando o veículo sofre uma colisão, o cinto recebe uma carga de esforço, e é preciso verificar as condições em que ficou o equipamento. Se for preciso, faça a troca do cinto em estabelecimentos confiáveis e informe-se se o novo equipamento é compatível com as especificações do seu veículo e se possui certificado de qualidade.

A vida útil do cinto de segurança depende das condições a que o carro é exposto, e também do uso correto do item. Destaca-se aqui a conscientização de cada motorista sobre a importância de seu uso correto. Em uma colisão de veículos a apenas 40km/h, o motorista pode ser atirado violentamente contra o pára-brisas ou arremessado para fora do carro. Alguns motoristas pensam que podem amortecer o choque segurando firmemente no volante. Isto é ilusório, porque a força dos braços só é eficaz a uma velocidade de até 10 km/h.

Estatísticas sobre acidentes mostram que passageiros que usam corretamente os cintos de segurança, têm um risco menor de se ferirem e uma chance muito maior de sobreviverem num acidente. Por este motivo, a utilização dos cintos de segurança é exigida legalmente.

Fonte: veltec

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

× Como podemos ajudar você?