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como vai funcionar a etiquetagem de pneus no Brasil

Pneus deverão contar com a nova identificação a partir de abril deste ano

A partir de abril deste ano quem for comprar pneus novos deverá se deparar com um instrumento muito útil. Tudo isso, obviamente, respeitando as dimensões indicadas pelo fabricante do veículo.

Dentro de pouco mais de um mês já estará vigorando a portaria 544 do Inmetro, que vai instituir a etiquetagem para os pneus novos vendidos no país, sejam fabricados ou importados, e destinados ao uso de carros de passeio e comerciais leves, caminhões e ônibus.

A etiqueta será composta por quatro itens avaliados pelo Inmetro, são eles:

Ruído 

Certifica o nível de ruído — na etiqueta, é expresso em decibéis: até 69, há uma onda de som; de 70 a 72 dB, duas ondas; acima de 72 dB, três. Quando atentamos na aquisição de pneus, está sujeito a ter mais conforto na rodagem, além de produzir menos poluição sonora.

Eficiência energética: índices de consumo

Confere resistência — é avaliado com a letra A, para o mais econômico, seguido até a G, para o menos econômico. Esse critério indica a força contrária na rotação do pneu. Esta pode ser influenciada pela composição da borracha. Quanto menor a resistência no processo de rolamento, ou seja, mais próximo da letra A, menor será a perda energética durante a rodagem do pneu, o que significa menor consumo de combustível e, consequentemente, menor emissão de poluentes no ambiente.

Comportamento em pista molhada

É avaliada a aderência em superfície molhada. Também é expressa nos sete níveis desde a letra A até a letra G. Confere mais segurança no tráfego de veículos no caso de intempéries como a chuva. Possibilita distâncias de frenagem mais curtas e ainda, melhor estabilidade em curvas, apesar de o teste ser feito apenas em linha reta.

– Impactos ambientais: o Selo Conpet

A etiquetagem de pneus ainda será feita com o selo Conpet, que mostra que o pneu atende às normas do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural. Isso demonstra a preocupação com as empresas em relação ao consumo consciente de recursos que, podem aumentar os níveis de poluição ambientais devido ao mau uso em processos produtivos sem inspeção.

Além disso, será dificultada a venda de “pneus piratas” ou de má qualidade, mesmo que os indicadores da durabilidade ou segurança dos pneus sejam de difícil determinação.

Pela regra, todos os fabricantes deverão iniciar a comercialização dos pneus etiquetados a partir de abril, cabendo ao Inmetro a fiscalização. Interessante também que todos nós, consumidores, façamos a nossa parte escolhendo apenas produtos com o novo selo. Dessa forma você realiza uma compra melhor informado e pode escolher um produto mais interessante para seu carro.

fonte: autoo

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