Posted by webmaster Notícias

Conheça cinco dicas rápidas para deixar seu carro ajeitadinho no inverno

Em períodos de inverno, motoristas podem ter problemas antes mesmo de sair da garagem ao tentar dar a partida no carro. “A persistência em tentar fazer o veículo ‘pegar’ pode provocar a descarga mais rápida da bateria, pois é justamente nesses períodos que elas são mais exigidas”, explica o especialista.

Outra dica importante está relacionada aos aditivos e óleos, já que o motorista, na maioria das vezes, esquece de olhar o que está indicado no manual. “Em temperaturas baixas, eles têm uma função extremamente importante que é de evitar a corrosão de várias partes do sistema de arrefecimento. No frio, é indicado que o motorista use óleo lubrificante menos viscoso, pois ele facilita a lubrificação nos primeiros momentos de funcionamento do motor”, avisa.

Com ajuda do Cesvi, UOL Carros lista cinco dicas rápidas para evitar problemas.

Fique atento

  • Imagem: Divulgação

    Divulgação

    Gasolina no tanquinho de partida a frio

    Em carros flex ou a álcool existe um reservatório de combustível para partidas a frio do motor. Procure mantê-lo sempre cheio de gasolina, preferencialmente aditivada, para garantir partidas mais rápidas sem consumir demais a bateria do veículo.

  • Imagem: Reprodução

    Reprodução

    Pneus

    Verifique a pressão de cada um dos pneus de acordo com a calibragem recomendada pela fabricante no manual do veículo. Lembre-se sempre de fazer a verificação com os pneus frios.

  • Imagem: Murilo Góes/UOL

    Murilo Góes/UOL

    Ar-condicionado

    Crie o hábito de limpar e substituir o filtro do ar-condicionado para retirar os contaminantes externos, acumulados ao longo tempo. Não existe prazo de quilômetros rodados aconselhado para isso, por isso é importante procurar um mecânico de confiança.

  • Imagem: Zanone Fraissat/Folhaprress

    Zanone Fraissat/Folhaprress

    Luzes e palhetas

    Avalie e verifique o funcionamento correto das luzes traseiras, lâmpadas de sinalização, luzes de freio, faróis, luzes de condução e também das palhetas dos limpadores, que são primordiais para a visibilidade do veículo.

  • Imagem: Moacyr Lopes Junior/Folhapress

    Moacyr Lopes Junior/Folhapress

    Preservando o motor

    Evite acelerações com rotações muito altas logo ao dar a partida. O mais recomendado é que ele primeiro atinja a temperatura ideal de trabalho, para garantir a lubrificação eficiente em todo o seu sistema.

    Fonte: carros.uol

Tags: , , , , , ,

About Author

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá!
Em que posso ajudá-lo?
Powered by
%d blogueiros gostam disto: