Posted by webmaster Artigo

Cubos de Roda: 6 Dicas de Manutenção

O cubo de roda é a peça responsável por fixar a roda e transmitir a rotação para as mesmas. Foi pensando na sua segurança que preparamos uma lista com algumas dicas e lembretes para você ficar ligado:

  1. Pneus e sobrecarga: trafegar com carga excessiva, acima do recomendado e rodas com pneus de medidas diferentes das originais de fábrica, contribuem diretamente para o desgaste prematuro do cubo de roda.
  2. Manutenção periódica: é recomendável a manutenção preventiva a cada 20 mil quilômetros. A verificação de folgas e lubrificação adequada aumentam a vida útil de um cubo de roda, que pode chegar em até 70 mil quilômetros.

    A qualidade das matérias-primas usadas na fabricação do cubo também impacta diretamente na sua vida útil. Toda a linha de cubos de roda Fremax é fabricada em aço forjado e rolamentos de alta performance. Da mesma forma, o armazenamento adequado, antes da sua montagem, também aumenta a durabilidade do cubo. A Fremax pensou nisso e desenvolveu embalagens inovadoras que protegem os cubos por mais tempo e preservam a sua qualidade.

  3. Atenção na manutenção: a aplicação de graxa inadequada, ou de baixa qualidade, faz o cubo perder o seu poder de lubrificação e, em consequência do aquecimento, leva ao desgaste prematuro do cubo, e a necessidade precoce de manutenção. Também é recomendável a verificação dos demais componentes da suspensão, pois a substituição dos componentes com desgaste, reduz a carga sobre os cubos e aumenta sua vida útil.

    Os cubos de roda FREMAX são fornecidos com os componentes necessários para realizar e facilitar a sua montagem. É segurança e qualidade garantida.

  4. Problemas no rolamento: é necessário se atentar aos sinais de desgaste no rolamento. Um sinal claro de desgaste é o ruído vindo das rodas, oriundo do atrito de peças metálicas. Ao perceber este problema é necessário procurar o mecânico o mais rápido possível para substituir a peça.

    IMPORTANTE: se o rolamento quebrar dentro do cubo, enquanto o carro estiver em movimento, pode ocasionar no travamento das rodas e perda de controle da direção. Opte sempre por cubos de roda com rolamentos de primeira linha e alta performance, como os da FREMAX, que seguem um padrão de produção do equipamento original usado pelas
    principais montadoras do mercado.

  5. Torque: é importante se atentar ao excesso de torque no aperto da porca de fixação do cubo ao eixo. Torque excessivo causa superaquecimento dos rolamentos, provocando a quebra ou falha/desgaste prematuro do conjunto. Também é importante se atentar ao torque aplicado às porcas e parafusos de fixação da roda no cubo. O excesso de torque de parafusadeiras pneumáticas pode danificar a rosca e inclusive levar a quebra do cubo, e/ou perda da roda com o carro em movimento, causando graves acidentes. Isto é muito comum em cubos fabricados em ferro fundido que são mais frágeis e se desgastam mais rapidamente. Por isso, quem usa FREMAX, não arrisca. A FREMAX utiliza todo o poder do aço forjado na fabricação dos seus cubos de roda. Isso incorpora mais segurança, resistência e aumenta a vida útil da peça.
  6. Pancadas e infiltrações: pancadas severas e em alta velocidade, causadas por buracos ou choques da roda contra o meio-fio, danificam o cubo de roda. O tráfego por regiões alagadas também pode gerar infiltrações na peça, levando a oxidação interna de componentes, afetando o poder de lubrificação da graxa no rolamento e, consequentemente, causando o desgaste prematuro do produto. Cubos de roda fabricados em aço forjado, como os da FREMAX, são mais resistentes a pancadas e danos causados pelo tempo.

    A manutenção do cubo de roda é descomplicada e pode evitar uma série de problemas. Por isso, não dê bobeira, escolha sempre cubos de roda que utilizam todo o poder do aço forjado.

Fonte: Fremax

Tags: , , ,

About Author

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

Envie uma mensagem!
Precisando de ajuda?
Olá!
Em que posso ajudá-lo?