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Dicas para usar o carro no inverno

Já deu pra perceber que o calor não é mais aquele de fevereiro, né? Para muitos isso é uma enorme tristeza, enquanto para outros é motivo de suspiros de alegria. Mas e o seu carro? Ele sente essas mudanças de temperatura? Você sabe como agir nas diferentes épocas do ano a fim de evitar o desgaste prematuro das peças? Se não sabe, esse post é para você!

A temperatura de trabalho do motor não é fria!

Existiu uma lenda urbana que dizia que, no Brasil, carro não precisa ter válvula termostática. Essa válvula regula o fluxo de água do radiador que refrigera o motor. Entretanto, quando ela é retirada, o motor passa a trabalhar frio. E motor frio sofre maior desgaste.
Sem a temperatura ideal, o óleo não tem a sua capacidade total de lubrificar as partes, o que força as peças internas. Ou seja, no inverno, o seu motor estará ainda mais frio quando você for ligá-lo pela manhã, e o desgaste será maior. Esperar o motor esquentar antes de sair de casa por pelo menos cinco minutos ajuda a reduzir o desgaste provocado pelas altas rotações.

Frio traz o sereno. Carros que dormem na rua sofrem mais!

Seu carro não tem garagem ou você acha mais prático deixá-lo na rua? Durante o inverno (principalmente no Brasil, em que a estação não é tão seca quanto nos países frios), é muito comum a ocorrência de sereno à noite. Esse sereno traz umidade, o que com o tempo, pode deteriorar a lataria. Procure secar o carro.

Freios e pneus demoram a esquentar

Não tente exigir muito dos freios e pneus no inverno assim que você começar a usá-los. No frio, os pneus tendem a demorar mais pra esquentar, o que pode causar uma certa perda de aderência e aumento do desgaste. Com os freios, a analogia é a mesma. Além do desgaste, há também a questão da segurança.

Fonte: dinamicar

 

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