Posted by webmaster Notícias

Escolha uma oficina mecânica de qualidade como a cezar pneus

Oficina Cezar Pneus

Um automóvel exige cuidados. O motorista precisa calibrar os pneus, encher o tanque, pagar impostos e, entre outras coisas, fazer manutenções preventivas. Se acontecer um acidente, a necessidade de contar com uma boa oficina mecânica é ainda maior. Com o intuito de facilitar o processo de escolha, selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a encontrar um bom centro automotivo.

De acordo com o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), é preciso estar atendo a alguns detalhes. Entre eles:

  • Legalidade

Uma das evidências de uma boa oficina mecânica começa com a questão legal: ela tem alvará de funcionamento da prefeitura? Tem atestado de vistoria do Corpo de Bombeiros? Possui licença ambiental de operação? Todos esses documentos devem estar expostos e com fácil visualização para os clientes.

Também é importante verificar as condições do CNPJ do centro automotivo.

  • Atendimento e estrutura

Uma boa oficina mecânica oferece um atendimento adequado ao cliente, com condições apropriadas de conforto: recepção com sanitário exclusivo para clientes próximo da sala de espera, oferta de água e café, instalações apropriadas para os peritos de seguradoras.

Confira se há boa conservação do imóvel, bom estado de limpeza e organização. O estabelecimento deve ser agradável, organizado e bem iluminado. Equipamentos e ferramentas devem estar em lugares específicos, assim como as peças e os demais materiais.

  • Certificados e treinamento

Em São Paulo, em cumprimento à lei 15.297, de 2014, que dispõe sobre as normas básicas das oficinas de reparação, o responsável pela oficina deve comprovar sua capacitação técnica por meio de certificado e treinamento realizado pela empresa.

Apesar de não ser uma exigência de todos os Estados, vale a pena conferir se o centro automotivo que você pretende contratar tem um responsável técnico especializado.

Verifique também se a oficina mecânica possui certificações ou atestados de qualidade.

  • Serviços oferecidos

Certifique-se de que o centro automotivo tem total autonomia em todos os serviços que ela se dispõe a exercer. Nos serviços terceirizados, procure saber se ela exige o mesmo padrão de qualidade do que é feito dentro da própria empresa. Um funcionário deverá explicar tudo o que precisa ser feito no veículo quando o orçamento for apresentado, esclarecendo todas as dúvidas.

  • Garantia

Confira se a oficina mecânica menciona ou apresenta certificado de garantia dos serviços prestados (de 30 a 90 dias).

  • Equipamentos

Dependendo dos serviços prestados pela oficina (funilaria, pintura), existem alguns equipamentos que são fundamentais. Você pode pedir uma explicação dos métodos e processos envolvidos no reparo do seu carro. Com uma breve apresentação do proprietário, você poderá saber se a oficina conta com equipamentos adequados, como solda ponto, bancada de estiramento, solda MIG/MAG e cabine de pintura de pressão positiva (estufa).

  • Referências

É sempre bom pedir indicações de um amigo ou parente que já tenha precisado de algum trabalho semelhante ao necessário ao seu carro. Porém, vale a pena buscar referências de órgãos e empresas certificadoras.

Um caminho interessante é sempre procurar, no Reclame Aqui e no Procon de seu Estado, se há registros de reclamações do centro automotivo que pretende contratar.

Bárbara Brier, idealizadora da certificação “Oficina Amiga da Mulher“, acrescenta que os funcionários devem ter empatia e cuidado ao traduzir o problema do carro e as correções a serem feitas para o cliente.

Fonte: Auto Papo
Tags: , ,

About Author

One Comment

  1. […] habituado ao cotidiano da oficina mecânica, provavelmente lembra da antiga —  e antiquada — prática da remoção dessa válvula, com a […]

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

Envie uma mensagem!
Precisando de ajuda?
Olá!
Em que posso ajudá-lo?