Posted by webmaster Artigo, Notícias

Fumaça preta: o que é, principais causas e como evitar

A liberação de fumaça preta pelo escapamento do veículo não é um bom sinal. Além de indicar possíveis problemas no motor do veículo, também causa poluição atmosférica nas grandes cidades. Por isso, é importante estar atento à ocorrência desse problema para evitar maiores transtornos. Continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto, a seguir.

Esclarecendo as dúvidas sobre a fumaça preta

O que é?

fumaça preta é um forte indicativo de irregularidade no motor. É formada quando não há oxigênio suficiente para queimar totalmente o combustível. Basicamente, trata-se do carbono pulverizado que não entrou em combustão e entrou no escapamento.

Quais os malefícios?

fumaça preta é altamente poluente, além de conter substâncias prejudiciais à saúde. As partículas de carbono irritam os olhos e a garganta, e reduzem a capacidade do organismo de resistir a infecções. Além disso, também afeta a questão financeira. O vapor de coloração escura aumenta o consumo de combustível e danifica o motor.

Quais as principais causas?

O principal fator para o surgimento da fumaça preta é uma desregulagem no carburador ou na injeção eletrônica. O bloqueio do filtro do ar também pode influenciar. Caso a fumaça escura seja visível somente na partida do veículo de manhã, o problema pode ser no afogador ou no sistema de admissão.

Como identificar?

Um sintoma bem evidente é quando o consumo de combustível está mais alto do que o normal.

É possível evitá-la?

Ao contrário do que se pensa, a fumaça preta pode ser facilmente combatida. Basta realizar manutenções preventivas com frequência. Um centro automotivo especializado identifica os problemas mecânicos que causam a fumaça preta, auxiliando na prevenção e corrigindo possíveis falhas.

Existe lei contra o vapor?

Sim. Existe uma legislação sobre emissão de fumaça preta que estabelece os limites máximos de lançamento desses poluentes no ar. O vapor de coloração escura é proibido pelo IBAMA. Inclusive, em alguns estados pode gerar multas ao motorista. Portanto, o ideal é que proprietários de veículos conheçam as regras do Manual do Programas de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE).

Fonte: https://redecsv.com.br/fumaca-preta-aprenda-sobre/

Tags: ,

About Author

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

Envie uma mensagem!
Precisando de ajuda?
Olá!
Em que posso ajudá-lo?