Posted by webmaster Artigo

A importância do coxim do amortecedor

Os amortecedores são o elemento principal do sistema de amortecimento de um carro. Mas há outras peças fundamentais na tarefa de prover estabilidade, segurança e conforto a um veículo.

Uma das peças chave no sistema de amortecimento é o coxim. O coxim é uma peça metálica revestida de borracha que é  instalada na junção do amortecedor com o veículo. É ela que apoia e fixa os amortecedores sob o monobloco do carro.

Assim sendo, o coxim do amortecedor é responsável pela absorção residual dos impactos do conjunto da suspensão e também sofre uma força rotacional gerada pela movimentação do volante e da transposição do peso do carro nas curvas, frenagens e aceleração.

Visto muitas vezes como uma peça secundária, é comum o motorista optar por um amortecedor de boa qualidade, mas escolher um coxim de segunda categoria. O problema é que, como o coxim do amortecedor sofre forças de compressão e rolamento, a peça é muito exigida durante a condução do veículo. Logo, uma peça de má qualidade apresenta uma vida útil muito curta e prejudica o desempenho dos amortecedores, mesmo que estes tenham alta qualidade.

O coxim do amortecedor é um grande dissipador de energia e é responsável também pela estabilidade e alinhamento da direção. Um coxim desgastado pode:

– Comprometer a estabilidade do veículo

– Diminuir o conforto e provocar ruídos na cabine

– Alterar a cambagem e aumentar o desgaste dos pneus

– Aumentar o consumo de combustível devido ao esforço excessivo do motor causado pelo item anterior.

Escolha sempre um coxim de alta qualidade e veja-o como uma peça fundamental do sistema de amortecimento do seu veiculo. Invista em segurança, estabilidade e qualidade.

Tags: , ,

About Author

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

Envie uma mensagem!
Precisando de ajuda?
Olá!
Em que posso ajudá-lo?