+55 48 98828-3144

Mais atenção para o escapamento do seu carro

Escapamento do seu carro.

A maior parte dos motoristas não dá a mínima importância para o escapamento do carro. Aliás, só é lembrado quando os barulhos inconvenientes começam a incomodar ou, literalmente, quando a peça se desfaz, o que é um grande erro! Pois, o sistema de escapamento do carro tem uma função importantíssima: a eliminação de gases gerados após a queima de cilindros.

Este complexo sistema, quando em perfeito estado, tem a finalidade básica de contribuir para amenizar a poluição do planeta. Bem como evitar que os gases tóxicos invadam o interior do carro. Mas, além disso, a peça também exerce a tarefa de proporcionar conforto ao motorista e aos passageiros, ao deixar o nível de ruído do motor de acordo com o que é determinado pela legislação vigente.

 

Para a manutenção adequada da peça, o ideal é que seja examinada a cada três meses ou a cada 20 mil quilômetros, principalmente se o veículo costuma percorrer estradas esburacadas, trechos irregulares ou mesmo se o carro sofreu algum impacto recente na parte inferior. Neste caso, os fixadores e abraçadeiras são os principais itens a serem avaliados.

Durante a higienização, também é importante lavar sempre a parte de baixo do veículo. Mas tome cuidado! Não é recomendado jogar muita água no escapamento, pois pode danificar a peça. O ideal é utilizar somente água e sabão neutro e com uma esponja ou pano umedecer a área. Esse método também evita o ressecamento das borrachas de sustentação.

escapamento-600x328 - Mais atenção para o escapamento do seu carro

Foto: Shutterstock

Outro fator que contribui para o desgaste do escapamento do carro é a má qualidade do combustível utilizado. O catalisador é a peça que mais sofre com isso, pois reduz sua vida útil. Aliás, vale lembrar que não há consertos para os componentes que envolvem este sistema, que são: coletor de escape, tubos de escape, silenciador, catalisador e abafador. Se houver danos, é preciso substituir todo o sistema.

Dicas de manutenção

– Atenção para os fixadores e abraçadeiras;
– O ideal é fazer revisões a cada 3 meses;
– Mais cuidado ao passar por lombadas ou obstáculos elevados, pontiagudos ou soltos na estrada, pois o escapamento pode ser atingido e ficar danificado;
– A prática de fazer o carro pegar no tranco pode deixar a gasolina que não foi queimada escorrer pelo sistema de escapamento e isso pode danificar o sistema num todo;
– A troca do sistema é o único conserto para defeitos, corrosão ou falhas.

Fonte: chavenamao

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

× Como podemos ajudar você?