Posted by webmaster Artigo, Notícias

Saiba 6 vantagens da manutenção preventiva!

Saiba 6 vantagens da manutenção preventiva!

Muitos proprietários de carro só vão a oficinas ou entram em contato com centros automotivos quando é uma urgência. Ou seja, quando o carro precisa de uma correção. Acontece que esse método acaba se tornando caro, embora quem o faça ache que está economizando. Existem maneiras melhores e mais seguras.

A manutenção preventiva é a ideal para quem quer garantir a segurança, o conforto e evitar prejuízos financeiros. Bem como fugir da dor de cabeça (em caso de problemas). Esse tipo de manutenção traz muitos benefícios e vantagens. Por isso, recomendamos que você faça em seu carro. Conheça a manutenção preventiva melhor neste artigo!

O que é manutenção preventiva?

Diferentemente da conhecida manutenção corretiva, a manutenção preventiva tem o objetivo de evitar a necessidade de correções. É uma estratégia que pretende reduzir a chance de problemas e erros no veículo. Assim como evitar a redução do desempenho das peças e equipamentos. Ou seja, seu propósito é evitar o custo da corretiva e a preocupação de ter um carro inutilizável.

Na manutenção preventiva, há a revisão, controle e monitoramento dos equipamentos do veículo. Em alguns casos, é preciso de troca de óleo ou de alguma peça. Geralmente para evitar possíveis futuros problemas. Ela é geralmente feita de forma periódica, para assim ter uma menor chance de danos.

Diferença entre manutenção preventiva e manutenção corretiva

Como visto anteriormente, existem diferenças entre ambos os tipos de manutenção veicular. Sendo assim, esclarecemos aqui quais são elas. Veja:

  • enquanto a manutenção preventiva objetiva antecipar e evitar problemas, a manutenção corretiva é mais emergencial;
  • os custos são diferentes;
  • uma analisa o veículo como um todo, já a outra apenas corrige o problema em questão.

Vantagens de realizar a manutenção preventiva

Por causa da quantidade de danos que a não realização da manutenção preventiva pode causar, essa é uma estratégia altamente recomendada. Existem muitas coisas positivas quanto a tomada dessa decisão. Veja algumas das vantagens de realizar a manutenção preventiva.

1. Evita custos desnecessários

É possível evitar gastos quando se faz a manutenção preventiva. Isso porque ela evita uma manutenção corretiva, que geralmente possui um custo maior. Há sim um custo, já que é necessário fazer uma manutenção periódica. Porém, esse processo acaba valendo mais a pena (financeiramente). Além de evitar o desgaste emocional.

2. O veículo passa por uma revisão completa

Tanto o sistema elétrico quanto o mecânico são revisados e monitorados neste tipo de manutenção. Assim, existe a precaução e isenção de problemas. Já que os problemas encontrados são reparados.

3. Melhora no funcionamento dos equipamentos

Como dito acima, no caso dessa modalidade de manutenção, há o reparo dos problemas encontrados. Qualquer coisa que possa prejudicar no uso do veículo poderá ser notificado ao proprietário e resolvido durante essa mesma manutenção. Assim disso, óleos são trocados, bem como peças e itens necessários, melhorando o funcionamento geral.

4. Evita substituições

Ao escolher fazer a manutenção, é provável que o mecânico encontre as “falhas’ existentes. Dessa forma, o problema será verificado e contornado logo em seu início. Isso, sem que cause maior prejuízo, como a substituição de alguma peça. Esse é um dos fatores que ajuda na diminuição da chance de ter gastos não previstos.

5. Você pode ter mais confiança no seu veículo

É comum que em situações de longas viagens, por exemplo, o proprietário fique receoso de que algo aconteça. Como: precisar de uma parada, o carro enguiçar, ter alguma falha no sistema. Ao aderir à manutenção periódica, o dono do carro pode sentir-se mais seguro em dirigir. Não precisa temer surpresas ou imprevistos.

6. Aumenta o valor veicular

A preocupação em realizar a manutenção preventiva de forma periódica faz com que não aconteçam desgastes em excesso no sistema do carro. Assim, ele não sofrerá danos e será reparado assim que haver um. Em casos de revenda, o veículo terá um valor superior a outro que não tenha tido tal tratamento.

É muito importante que a manutenção do carro seja feita de forma regular. Assim é possível evitar falhas e transtornos desnecessários.

Fonte: https://www.veluplast.com.br/vantagens-da-manutencao-preventiva

Tags: ,

About Author

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

Envie uma mensagem!
Precisando de ajuda?
Olá!
Em que posso ajudá-lo?