+55 48 98828-3144

Sistema de suspensão: saiba tudo sobre amortecedor automotivo

O sistema de suspensão do carro é composto por diversas peças que ajustam a transmissão de energia e proporcionam aderência das rodas ao solo. Fazem parte deste sistema diversos elementos flexíveis, mas os principais são as molas e os amortecedores. Esses itens merecem total atenção, pois fornecem mais segurança através da estabilidade do carro e proporcionam conforto aos ocupantes, absorvendo os impactos causados pelas irregularidades do solo.

Acompanhe o texto a seguir, onde vamos contar para você tudo o que precisa saber sobre este item fundamental para a suspensão, o amortecedor.

Conheça as funções e os tipos de amortecedores existentes

Os amortecedores são itens que trabalham na suspensão do veículo em conjunto com as molas, coxins, batentes e coifas. Eles fazem a ligação entre as rodas e o chassi. São formados por dois componentes que se movimentam entre si, e são responsáveis por reduzir a intensidade das oscilações causadas pelas molas na carroceria, diante das imperfeições, inclinações e obstáculos a qual forem submetidos.

Entenda melhor como funciona:

A roda recebe o impacto vindo da imperfeições do solo, automaticamente as molas absorvem os impactos e vibrações e, os amortecedores controlam os movimentos de abertura e fechamento das molas (oscilações), assegurando que as rodas mantenham contato constante com o solo.Simulação do funcionamento da suspensão

Sistema de suspensão: saiba tudo sobre amortecedor automotivo

Fonte: Auto Start

Todo amortecedor possui algum fluído de origem mineral e composição específica em seu interior, além do gás… é esse elemento que os diferencia.

Confira os tipos de amortecedores e suas características:

#1 – Amortecedor Hidráulico ou também chamado de convencional, está presente na grande maioria dos veículos de passeio e funcionam através de um sistema de óleo lubrificante e ar. Esses compostos ficam em câmaras separadas. O pistão passa a se locomover dentro do tubo do amortecedor contendo óleo, proporcionando a capacidade do amortecimento.

Este modelo de amortecedor é uma opção mais acessível e comum, mas necessita de uma atenção maior, pois seu uso intenso pode fazer com que o óleo e o ar se misturem, causando bolhas e perdendo seu desempenho, aumentando o desgaste interno e diminuindo a vida útil da peça.

#2 – Amortecedor a gás ou pressurizado. Neste caso, o ar é substituído por nitrogênio pressurizado, trabalhando da mesma forma que o amortecedor hidráulico, mas com essa composição, se garante maior desempenho e durabilidade da peça. O nitrogênio atua de forma que proporciona maior resistência aos movimentos, garantindo com que o veículo tenha maior aderência à pista e estabilidade na direção. Além disso, com o nitrogênio, não se tem risco de oxidação, tornando esse componente com uma vida útil superior em comparação ao hidráulico.

#3 – Amortecedores eletrônicos. São projetados com tecnologia de ponta e encontram-se em modelos de luxo. Funcionam por meio de comandos eletrônicos e se adaptam de acordo com as condições com que o veículo trafega. O sistema controla individualmente os comandos para cada roda do carro e esses são enviados em frações de segundos conforme a quantidade de amortecimento necessária para cada movimento, mantendo assim, a estabilidade, e, resultando em muito mais conforto e segurança. Porém, fica uma opção mais ‘salgada’ na hora da manutenção.

No geral, veículos leves e utilitários domésticos costumam ter bons resultados quanto a durabilidade com amortecedores hidráulicos, mas nos casos de veículos maiores com tração 4×4, são indicados amortecedores a gás. Nos carros que utilizam amortecedores eletrônicos, o cuidado na hora da manutenção tem de ser redobrado. O sistema reconhece a configuração das funcionalidades somente através do equipamento eletrônico adequado.

Aplicação e manutenção do amortecedor de carro

A aplicação dos amortecedores no veículo precisa ser feita por um profissional reparador, e antes disso, é necessário realizar um procedimento chamado de equalização ou escorvamento, que garante o correto funcionamento do componente. Esta ação tem como finalidade retirar o ar que fica armazenado na parte interna do tubo dos amortecedores, pois, geralmente as embalagens ficam na posição horizontal, acumulando o óleo no fundo e o ar na parte superior. O processo é simples, basta posicionar o amortecedor com a haste para cima, e puxar para cima e para baixo repetindo este movimento por cinco vezes ou até que não haja mais tranco.

manutenção é necessária em todos os tipos de amortecedores, porém, fatores como modelo, uso e peso a qual o veículo é submetido, pode interferir na vida útil da peça. Sua perfeita atuação auxilia a reduzir desgastes de outros componentes da suspensão e do sistema de freios, assim como dos pneus.

Fique atento, pois todos os componentes do veículo dão indícios de que precisam de manutenção e, com os amortecedores não é diferente. Quando a carroceria do veículo apresentar movimentos excessivos diante das imperfeições da pista e esses balanços forem acompanhados de ruídos ou o motorista encontrar dificuldades em manter o alinhamento do carro e identificar vazamento de óleo, significa que uma revisão neste item precisa ser realizado com urgência.

Cada fabricante estabelece um certo período para a substituição, mas geralmente recomenda-se que a cada 50 mil quilômetros seja realizada a troca. Por outro lado, sua vida útil vai depender da condução e das condições em que o veículo trafegar.

Kit de suspensão

Também, é preciso manter outros itens da suspensão em dia, para garantir o bom funcionamento desta peça em questão. Exemplo do kit, que é composto por amortecedor, coxim, batente e coifa. Cada item tem uma determinada função que auxilia na funcionalidade geral do sistema.

Coxim

Dá apoio ao conjunto da suspensão do monobloco do veículo, promovendo a absorção de ruídos, choques e vibrações. Além disso, o coxim amortecedor é composto de um rolamento que tem a função de garantir o movimento giratório das rodas dianteiras, transmitido pela direção do veículo.

Batente

Item importantíssimo para o funcionamento da suspensão. É composto de uma espuma polimérica que envolve a haste do amortecedor, onde a mola se encaixa. Atua auxiliando a absorção de impactos, na redução da batida de mola e aumentando sua vida útil.

Coifa

Protege contra a entrada de poeira e sujeira na haste e no retentor, garantindo a lubrificação perfeita.

Amortecedor recondicionado, devo ou não usar?

O uso de amortecedores remanufaturados não é indicado, pois não se tem garantia da sua perfeita atuação. O amortecedor recondicionado nada mais é, do que uma peça que apresentou algum problema ou simplesmente não exerce mais sua função de maneira adequada e passa por reparos.

Finalizando…

Como o amortecedor é um item essencial para suspensão do veículo e sua função é garantir a estabilidade e conforto, procure manter as revisões em dia. Faça as manutenções necessárias, evite que outros problemas possam surgir e prolongue a vida útil do carro. Importante sempre consultar um mecânico de sua confiança e adquirir produtos de qualidade para assegurar o bom desempenho e a segurança do seu veículo e dos ocupantes.

Referências:
https://www.canaldapeca.com.br/blog/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-amortecedores/
https://blog.nakata.com.br/guia-dos-amortecedores/
https://www.motonline.com.br/noticia/monroe-mostra-o-raio-x-do-amortecedor-com-dicas-aos-motoristas/
https://autostart.com.br/manutencao/o_que_e_amortecedor_e_quando_trocar/

Fonte: Sistema de suspensão: saiba tudo sobre amortecedor automotivo – Blog da Autêntica : Blog da Autêntica (autenticaweb.com.br)

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

× Como podemos ajudar você?