Posted by webmaster Artigo

Uso adequado do ar-condicionado no dia a dia

ar-condicionado-carro-1

Evite deixar o ar-condicionado desligado por muito tempo

Esse é o primeiro ponto que deve ser observado, mas também é um dos aspectos normalmente mais esquecidos pelos donos dos veículos. Na prática, quando o ar-condicionado automotivo fica desligado por muito tempo, isso pode favorecer o acúmulo de poeira nos componentes. Para garantir a lubrificação e evitar o ressecamento das peças, ligue o ar pelo menos uma vez por semana.

O importante é fazer o ar circular pelo sistema. Dessa forma, no inverno e em locais que faz frio constantemente, pode-se ligar o ar-condicionado veicular na temperatura quente, em vez de apenas andar com os vidros fechados.

Dissipe o ar quente do carro antes de ligar o ar-condicionado

No Brasil, o maior uso do ar-condicionado é para os dias de bastante calor. Entretanto, é justamente nesses períodos que você deve tomar um cuidado extra ao fazer uso do sistema. Anote aí: o ideal é sempre dissipar o ar quente do interior do veículo antes de ligar o aparelho.

Por isso, ao entrar no carro, depois de deixá-lo estacionado sob um forte calor, abra as janelas e rode por algum tempo até amenizar a temperatura interna. Ligar o ar-condicionado contra um calor forte demais faz com que o sistema trabalhe mais intensamente, forçando os componentes e comprometendo sua vida útil.

Cuide ao usar o botão de recirculação

O botão de recirculação do ar-condicionado veicular proporciona um resfriamento mais rápido, mas é importante não usá-lo de maneira habitual, visto que pode ocorrer sobrecarga do aparelho.

Além disso, pode ocorrer saturação do ar no interior do carro, uma vez que o ar não é trocado com o meio externo. Sendo assim, esse recurso não é indicado para quem vai passar muito tempo dentro do veículo, e sim quando o carro estiver rodando por áreas com grande concentração de poluição.

Fonte: https://www.litoralcar.com.br/blog/dicas/uso-adequado-do-ar-condicionado-no-dia-a-dia/

Tags: ,

About Author

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

Envie uma mensagem!
Precisando de ajuda?
Olá!
Em que posso ajudá-lo?