Posted by webmaster Notícias

Você Sabe o Tipo de Pneu Mais Adequado Para o Seu Veículo?

Os pneus são itens de extrema importância em todo e qualquer meio de transporte. Sem eles, você não sai do lugar.

Quando você utiliza um meio de transporte, os pneus são o único contato entre você, seu veículo e o solo.  Portanto, são importantíssimos para o desempenho de seu meio de locomoção e para sua segurança e de seus passageiros.

Mas, para além disso, os pneus constituem um universo vasto e curioso que muitas pessoas desconhecem.  Prepare-se, porque vou contar algumas curiosidades que, com certeza, irão impressionar você.

Você Sabia Que…

  1. Pneus podem aumentar de tamanho?

Os pneus alteram o tamanho quando rodam. Você nunca conseguirá perceber a alteração, mas, acredite se quiser, eles expandem 2% devido ao ar depositado no interior que pressiona a parte interna;

  1. Pneus influenciam o consumo de combustível?

Os pneus são responsáveis por cerca de 20% do consumo de seu veículo. Pneus mal calibrados exigem um esforço maior do carro, consequentemente, gastando mais gasolina; 

  1. Uma moeda pode auxiliar na verificação do desgaste do pneu?

O desgaste dos pneus pode ser medido com uma simples moeda de R$ 1,00. Basta encaixar a moeda em um dos sulcos centrais do pneu, se você puder ver a parte dourada da moeda, está na hora de trocá-lo;

  1. Todo pneu tem prazo de validade?

A partir da data de fabricação, todo pneu tem validade de 5 anos. A data pode ser encontrada na parte lateral do pneu, através de um código que aparece ao lado da sigla DOT. Os dois primeiros números que aparecem correspondem à semana, e o último número, ao ano (exemplo: 357 – 35ª semana do ano de 2007);

  1. Pneus não são compostos apenas de borracha?

Você já parou para pensar na matéria-prima dos pneus? A composição dos pneus é realizada com mais de 200 compostos, além da borracha, como aço e enxofre, por exemplo. Mas, hoje, a matéria-prima de grande parte da fabricação de pneus é o petróleo. Em média, são utilizados 25 litros de petróleo para um pneu comum. Além disso, há fabricantes, como a Goodyear, que produzem pneus feitos à base de soja. Esta ideia, além de ser uma iniciativa a favor da sustentabilidade, proporciona um melhor desempenho do produto;

  1. Você pode ter pneus transparentes?

O que garante a cor preta aos pneus é a fuligem usada em sua composição. No entanto, hoje, tem-se utilizado a sílica. Assim, os pneus podem ser de qualquer cor, inclusive transparentes.

Contudo, o que pouca gente sabe é que existem diferentes tipos de pneus e com finalidades específicas.

Você sabe qual é o mais adequado para o seu carro? E o mais adequado para andar na cidade? E para viajar?

Ah, você não sabia que existem tantos tipos de pneus?

Fique tranquilo, vou explicar!

Mas vamos com calma! Primeiro, vamos ver as determinações do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para os pneus do seu veículo.

Aperte o cinto que a viagem começou!

 

Condições de Segurança Para os Pneus de Seu Veículo

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no Art. 230, traz determinações quanto às condições de condução de veículos. Precisamente, nos incisos IX e X estabelecem exigências a respeito dos equipamentos obrigatórios, que devem estar de acordo com o CONTRAN.

As regulamentações referentes às condições que os pneus devem apresentar estão  na  Resolução 540 do CONTRAN.

Separei algumas para você ficar atento e não ter prejuízos:

  • Os pneus devem estar adequados para todas as condições de utilização normal em estrada;
  • É função básica de um pneu apresentar capacidade normal de um pneu insuflado para suportar uma determinada carga a uma dada velocidade;
  • Os pneus devem ser inflados conforme as pressões recomendadas pelo fabricante do veículo, de acordo com o tipo de veículo, e a condição de carregamento.

Vamos aos Tipos de Pneus?

Antes de tudo, um teste rápido. Marque a opção que mais combina com você.

Que tipo de motorista você é?

  1. Não vive sem uma aventura! Ama adrenalina e não resiste a fortes emoções. Você sempre opta por passeios radicais, que façam seu coração palpitar.
  2. Nada de aventuras! Você faz o tipo tranquilo, mais urbano. Prefere a cidade ao campo e não curte ter o coração saindo pela boca.
  3. Digamos que você seja eclético. Gosta do ambiente urbano, mas, às vezes, sente muita vontade de se aventurar pelas montanhas. Passa a semana rodando pelo asfalto e aos finais de semana busca um pouco mais de emoção.

Conseguiu se identificar?

  1. aventureiro, 2. urbano ou 3. eclético?

Saiba que existe um tipo específico de pneu para o estilo de vida que você leva. Veja só:

Pneus Off Road

Se você se identificou com a letra A, faz o tipo aventureiro e gosta de passeios mais radicais, aqui está o modelo mais adequado para o seu carro.

Com ele, não faltarão momentos de adrenalina. Você pode rodar onde quiser: trilhas, matos, riachos, areia, lama… Você não terá limites.

Os pneus Off Road são perfeitos para grandes aventuras

Isso porque este tipo de pneu possui reforço e tamanho superior aos outros, garantindo um melhor desempenho do veículo, ainda que em terrenos instáveis. Seus sulcos mais profundos não deixam seu carro atolar, auxiliam na remoção de lama do caminho e ajudam a manter da tração.

Você pode rodar em terrenos irregulares sem perder a estabilidade do veículo e sem deformar seu pneu. Além disso, garante que você freie com segurança, ainda que na lama.

Os pneus Off Road se dividem em All Terrain e Mud Terrain.

All Terrain: este tipo possui as laterais bastante reforçadas e os sulcos mais profundos. É mais utilizado para rodar no asfalto, mas, se você quiser enfrentar uma estrada de terra, vá em frente!

Até se você ousar fazer uma trilha leve, não tem problema! Eles permitem que você tenha um bom desempenho, tanto no asfalto quanto em estradas de terra.

Mud Terrain: este tipo de pneu é próprio para você rodar na lama, na terra seca, em terremos mais pedregosos e por onde mais desejar se aventurar.

Os sulcos dos pneus Mud Terrain são bem mais profundos e não permitem que o desempenho do seu veículo seja afetado pelas condições da estrada.

Por apresentar tamanho e peso superior aos outros, este tipo pode aumentar o consumo de combustível. Mas fique calmo, não é um aumento significativo.

Se você possui um veículo Off Road, é importante conhecer suas características para melhor explorá-lo.

 

Pneus On Road

Caso você seja do tipo que curte passeios mais urbanos e tenha se identificado com a letra B, o tipo de pneu On Road é o exato para o seu veículo. Ele se encaixa perfeitamente com estilos de vida mais sossegados.

Os pneus On Road são próprios para o asfalto

Os pneus On Road são para veículos que costumam trafegar com maior frequência por vias asfaltadas.

Fabricados para carros de passeios comuns, este tipo apresenta sulcos mais estreitos que permitem um maior contato com o solo e com isso uma melhor aderência. Ainda, eles são bastante eficientes no escoamento de água, fator importante ao enfrentar pistas molhadas.

 

Pneus Mistos

Você ficou em dúvida ao ler as opções A e B? Roda mais na cidade, mas também gosta de uma pitada de emoção de vez em quando e ficou com a letra C?

Não tem problema!

Você se encontra no grupo dos ecléticos e tenho o tipo de pneu exato para seu veículo.

Os pneus Mistos permitem que você enfrente diferentes vias

Os pneus mistos, ou de passeio, reúnem características dos pneus Off Road e On Road. Geralmente, veículos vindos de fábrica possuem este tipo de pneu.

São indicados para qualquer tipo de pista, desde que não esteja em condições extremas.

Ainda que tenha tendência SUV, este modelo pode ocasionar um aumento do consumo de combustível em estradas dificultosas e apresentar certo nível de ruído quando em alta velocidade.

Como parte do grupo misto, há os pneus verdes. Mas fique calmo, verde é só o nome! Eles são nomeados assim por conterem uma combinação de componentes que não agridem tanto o meio ambiente.

Além de cooperar com o ecossistema, este tipo de pneu também traz benefícios para você e o seu bolso. Por ser um pneu mais leve e aquecer menos, produz menor ruído ao rodar, apresenta maior durabilidade e reduz o consumo de combustível.

 

Informações Técnicas Importantes que Você Não Pode Deixar de Saber

Você já reparou na sequência de letras e números na lateral do seu pneu? Não ainda?

É importante que você fique atento às informações técnicas de seu pneu. Há dados importantes na lateral que facilitam a identificação do modelo compatível à roda do seu carro e até mesmo ao próprio veículo.

O código presente na lateral dos pneus contém informações importantes

A sequência de letras e números indica o tamanho do aro, largura da banda de rodagem, altura em relação à banda e índice de carga e velocidade suportada.

Digamos que o seu pneu possua o seguinte código: 205/55 R16 91 W, significa que é um pneu com 205 mm de largura e 55% de 205 mm é a altura da parte lateral do pneu. O R indica que é radial e 16 é o tamanho do aro da roda que encaixa nele. O 91 é o índice de carga máxima permitida em cada pneu, portanto 630 kg por roda, e o W indica a velocidade máxima aprovada, nesse caso, de 270 km/h.

Se no código de seu pneu não aparecem as letras, procure o manual de seu veículo e verifique o tipo mais indicado de pneu.

 

Na Hora de Comprar, Qual Tipo de Pneu Escolher?

Agora, você já sabe o tipo de pneu que combina com seu o veículo e estilo de vida, mas, como escolher a melhor marca na hora de comprar?

Todos os pneus novos do tipo radial para automóveis devem apresentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), disponibilizada pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro.

Etiqueta que os novos pneus devem apresentar

Fique atento e escolha pela sua segurança e de sua família.

 

Como Garantir o Bom Estado de Seus Pneus?

Pneus gastos podem causar acidentes

É indispensável que você tenha determinados cuidados com os pneus de seu veículo. Associados a revisões periódicas e a uma direção segura, esses cuidados prolongam a durabilidade do pneu e previnem acidentes, perda de controle do veículo, estouros, aquaplanagens e derrapagens.

Fique sempre ligado à pressão dos pneus. Eles devem ser calibrados a cada 15 dias e sempre antes de você viajar a longas distâncias.

Não esqueça também de examinar o desgaste. A altura mínima recomendada do TWI é de 1,6 milímetros. Pneus carecas podem causar graves acidentes.

Cultive o hábito de fazer a revisão de seu veículo!

Separei algumas dicas fundamentais para você ficar por dentro dos cuidados que precisa tomar.

 

Seus pneus merecem atenção

A falta de manutenção dos pneus pode ocasionar graves acidentes, bem como trocá-los constantemente pode pesar bastante no bolso. Por esta razão apresento alguns cuidados importantes que você pode ter para garantir a vida útil de seus pneus:

– Faça Alinhamento e Balanceamento, a falta de alinhamento pode diminuir a durabilidade dos pneus, assim como não realizar o balanceamento pode, além de causar o desgaste prematuro, interferir no comportamento do carro;

– Calibre os pneus com a pressão indicada, aumentar ou diminuir a pressão leva ao desgaste e afeta a durabilidade dos pneus;

– Faça rodízio, trocar a posição dos pneus aumenta o tempo de uso;

– Fique atento à via, tenha cuidado com os buracos e materiais que possam estar no caminho;

– Não estacione em qualquer lugar, atente às poças, entre outros resíduos, que possam estar na vaga. O contato com determinados produtos tóxicos pode danificar a borracha;

– Evite dirigir de modo agressivo. Fazer curvas em alta velocidade e frear bruscamente exigirão manutenções mais frequentes;

– Mantenha o porta-malas vazio, o peso excessivo pode desgastar os pneus;

– Não deixe seu veículo sem uso por muito tempo, a hibernação pode causar deformação dos pneus.

 

Conclusão

Você já sabe o tipo de pneu de seu carro?

Tudo o que você precisa saber sobre pneus não esgota aqui. Há muito que explorar e descobrir deste imenso universo.

Fique sempre atento às dicas de manutenção para um trânsito mais seguro.

A falta de manutenção dos pneus pode ocasionar algumas consequências, como multas e acidentes.

Por isso, não se esqueça de realizar a revisão de seu carro. Seu bolso e o trânsito agradecem.

 

Fonte: doutormultas

Tags: , , , ,

About Author

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá!
Em que posso ajudá-lo?
%d blogueiros gostam disto: