Algumas coisas são fáceis de consertar em seu carro. Outras, até bem conhecidas, são mais difíceis do que parece ou se comenta. O que parece ser logicamente muito fácil, que todo motorista deveria saber, pode surpreender até o mais empolgado deles ao tentar fazer o serviço. Nesse caso, quase sempre se acaba recorrendo a um profissional.
Por outro lado alguns consertos que parecem difíceis, e sempre se recorre a oficinas, podem ser resolvidos pelo próprio dono do carro. Obviamente que alguma observação terá que acontecer, ou mesmo consultar fóruns e sites sobre o assunto. Mas podemos garantir que tudo em um veículo segue uma lógica de construção e, consequentemente, também de reparo. A diferença entre o fácil e o difícil vai ficar no uso de ferramentas especiais e até do uso de mais força física. Neste post daremos algumas dicas sobre o assunto.
O que podemos consertar?
1 – Trocar as palhetas do limpador de para-brisa. É algo que lembramos apenas quando chove. Também existe uma lógica e quase sempre é de desencaixe e encaixe. As palhetas novas têm que ser idênticas no encaixe e cabe aqui a observação ao comprar a peça. O cuidado que se deve ter é segurar a haste de ferro para que ela não volte contra o vidro do carro.
2 – Calibrar os pneus. Para fazer isso basta saber a pressão do pneu do seu carro. Ela é encontrada no manual do proprietário ou pela internet em sites sérios. Todo posto de gasolina tem uma calibrador de pneus de manuseio fácil. Tanto é que quase sempre é o motorista que faz a calibração.
3 – Trocar um fusível queimado. Isso é mais fácil do que se pensa. Também encontramos todas as informações no manual do carro. O que pode ficar difícil nesse caso é o fusível queimar novamente. Dessa forma um eletricista tem que fazer alguns testes, pois existe a possibilidade de haver um curto.
4 – Completar o nível de água no reservatório do radiador. É de risco médio por causa da possibilidade de queimaduras. Mas basta completar o nível com o motor frio, pela manhã antes de ligar o carro, ou com ele desligado por horas. No próprio reservatório existe uma marca que orienta de forma lógica o serviço
5 – Lâmpadas queimadas. Algumas são bem fáceis de trocar, bastando observar bem a lógica do local e da fixação dela. O manual do carro também fornece orientações para realizar essa troca, além do tipo de lâmpada que deve ser substituída.
Pode parecer estranho para o leitor não estar nesta lista serviços como a troca de pneu, por exemplo. Mas isso cai no que foi citado no início do post: nem sempre o que pode parecer fácil está ao alcance do motorista, ou da maioria deles. Trocar um pneu requer ferramenta média, um macaco para suspender o carro, local adequado para a troca, e conclusão que não comprometa o carro rodar. Além, disso é um serviço perigoso e exige força. Se compararmos trocar o pneu com a troca uma bateria, o segundo é bem mais fácil, embora também tenha que ser feito por um profissional ou seguindo o passo a passo de um bom tutorial.