Sistema de ar-condicionado usa conceito físico e teve poucas mudanças desde que foi criado.
Da mesma maneira que uma geladeira, transferindo o calor da cabine para o exterior. Um fluido (normalmente o R134a, que está sendo substituído pelo R1234yf,) circula dentro de um circuito fechado que passa pelo cofre do motor e por dentro do painel. Ele é pressurizado por um compressor, em um processo que eleva sua temperatura.
Depois, passa por um radiador, onde rejeita calor e se condensa. Em seguida, o (agora) líquido passa pela válvula de expansão, que reduz a pressão e temperatura do fluido — similar aos sprays usados para diminuir a dor muscular de jogadores.
O circuito termina no evaporador, peça que fica gelada em função do fluido expandido. Ela esfria o ar puxado pelo ventilador do exterior (ou cabine) e gera o vento frio que vai para o interior do carro. Já o fluido, agora aquecido, é sugado pelo compressor e retoma o circuito do ar-condicionado.
Itens na ilustração:
1- Polia conectada ao motor
2- Compressor do ar-condicionado
3- Radiador para esfriar o fluido
4- Válvula de expansão
5- Trocador de calor dentro do painel
6- Ventilador que joga o ar frio para a cabine
Fonte: https://autoesporte.globo.com/servicos/noticia/2021/03/como-funciona-o-ar-condicionado-dos-carros.ghtml