+55 48 98828-3144

Barulho ao virar o volante? Confira os motivos

Se você está virando o volante do seu carro e está ouvindo barulho, entenda qual pode ser o problema

manutenção automotiva é essencial para aumentar a vida útil de um veículo, por isso qualquer barulho requer atenção. Se o seu carro começou a emitir um barulho vindo da parte frontal e ele só ocorre quando você esterça a direção, saiba que há algo de errado que precisa ser consertado.

Primeiramente, é necessário entender que nenhum veículo é fabricado para emitir ruído. Quando está tudo bem, o motorista não escuta nenhum rangido ou algo do tipo. Porém, existe um barulho bem comum na parte frontal do veículo, como se algo estivesse batendo no fim do curso do volante.

O conjunto de direção não funciona de forma individual no carro, já que sempre trabalha em conjunto com os sistemas de suspensão e freios. Por isso, normalmente, quando se tem um barulho vindo do volante, a causa pode estar ligada a estes sistemas ou o de tração. 

Causas do barulho no volante

Uma causa bem comum para barulho no carro é defeito no rolamento do coxim do amortecedor. Essa peça se encontra nas torres dos batentes hidráulicos na parte interna do coxim, que por sua vez fica entre a parte externa e interna da caixa de roda. O sistema todo fica dentro do cofre do motor, por isso o barulho advindo da frente do carro. 

Acontece que às vezes esse rolamento trava, fazendo com que a mola existente corra para fora de sua posição inicial. Com isso, o sistema começa a emitir um barulho toda vez que o condutor esterça a direção. Além do rolamento do coxim do amortecedor, o rolamento da torre também pode causar ruído. 

Para evitar problemas com esses itens, é necessário evitar virar o volante até o fim do curso por períodos maiores do que o necessário, como em manobras. 

Barulho metálico no volante

Além desse ruído, há outro que preocupa mais os motoristas: um de estalo metálico. Com um som que parece que algo está se quebrando, o problema vem da junta homocinética. Esse componente é responsável pelo movimento da força gerada pelo propulsor e enviada para a transmissão, que por sua vez manda para as rodas via diferencial. 

A junta homocinética faz com que o semieixo e a roda possam movimentar-se em ângulos diferentes, podendo assim o carro se movimentar de forma livre para os lados e de cima para baixo.

Normalmente esse item sofre problemas causados pelo contato com a água, lama ou poeira. E é justamente por essa razão que a junta é acompanhada de um guarda-pó ou coifa. Se com avaria, a junta homocinética causa um ruído muito forte e preocupante. 

Direção hidráulica

Em carros com direção hidráulica, é bem comum um barulho agudo e contínuo, além de uma vibração no volante sempre que o motorista esterça. Isso acontece por causa do fluido do sistema de direção que deve estar baixo. Para evitar esse problema, sempre complete o lubrificante do sistema no nível indicado no Manual do Proprietário.

Alguns motoristas alegam que, mesmo completando, o carro continua avisando que o nível está abaixo do recomendado. Isso pode ocorrer por causa de um vazamento. Nessas situações procure um mecânico de confiança. 

É importante lembrar que a manutenção preventiva, principalmente para carros com direção hidráulica, é essencial. Além de completar o líquido, fique de olho no prazo para a troca do óleo do sistema. 

Manutenção preventiva

Compartilhe

Se você está virando o volante do seu carro e está ouvindo barulho, entenda qual pode ser o problema

A manutenção automotiva é essencial para aumentar a vida útil de um veículo, por isso qualquer barulho requer atenção. Se o seu carro começou a emitir um barulho vindo da parte frontal e ele só ocorre quando você esterça a direção, saiba que há algo de errado que precisa ser consertado.

Primeiramente, é necessário entender que nenhum veículo é fabricado para emitir ruído. Quando está tudo bem, o motorista não escuta nenhum rangido ou algo do tipo. Porém, existe um barulho bem comum na parte frontal do veículo, como se algo estivesse batendo no fim do curso do volante.

O conjunto de direção não funciona de forma individual no carro, já que sempre trabalha em conjunto com os sistemas de suspensão e freios. Por isso, normalmente, quando se tem um barulho vindo do volante, a causa pode estar ligada a estes sistemas ou o de tração. 

Causas do barulho no volante

Uma causa bem comum para barulho no carro é defeito no rolamento do coxim do amortecedor. Essa peça se encontra nas torres dos batentes hidráulicos na parte interna do coxim, que por sua vez fica entre a parte externa e interna da caixa de roda. O sistema todo fica dentro do cofre do motor, por isso o barulho advindo da frente do carro. 

Acontece que às vezes esse rolamento trava, fazendo com que a mola existente corra para fora de sua posição inicial. Com isso, o sistema começa a emitir um barulho toda vez que o condutor esterça a direção. Além do rolamento do coxim do amortecedor, o rolamento da torre também pode causar ruído. 

Para evitar problemas com esses itens, é necessário evitar virar o volante até o fim do curso por períodos maiores do que o necessário, como em manobras. 

Barulho metálico no volante

Além desse ruído, há outro que preocupa mais os motoristas: um de estalo metálico. Com um som que parece que algo está se quebrando, o problema vem da junta homocinética. Esse componente é responsável pelo movimento da força gerada pelo propulsor e enviada para a transmissão, que por sua vez manda para as rodas via diferencial. 

A junta homocinética faz com que o semieixo e a roda possam movimentar-se em ângulos diferentes, podendo assim o carro se movimentar de forma livre para os lados e de cima para baixo.

Normalmente esse item sofre problemas causados pelo contato com a água, lama ou poeira. E é justamente por essa razão que a junta é acompanhada de um guarda-pó ou coifa. Se com avaria, a junta homocinética causa um ruído muito forte e preocupante. 

Direção hidráulica

Em carros com direção hidráulica, é bem comum um barulho agudo e contínuo, além de uma vibração no volante sempre que o motorista esterça. Isso acontece por causa do fluido do sistema de direção que deve estar baixo. Para evitar esse problema, sempre complete o lubrificante do sistema no nível indicado no Manual do Proprietário.

Alguns motoristas alegam que, mesmo completando, o carro continua avisando que o nível está abaixo do recomendado. Isso pode ocorrer por causa de um vazamento. Nessas situações procure um mecânico de confiança. 

É importante lembrar que a manutenção preventiva, principalmente para carros com direção hidráulica, é essencial. Além de completar o líquido, fique de olho no prazo para a troca do óleo do sistema. 

Manutenção preventiva

Mesmo que seu carro não seja a direção hidráulica, fique ciente que qualquer carro pode começar a apresentar ruídos vindos do volante, principalmente aqueles que são expostos a um dia a dia severo, onde se exige muito da suspensão.  

Por isso, é importante estar com a manutenção do carro em dia, de acordo com o Manual do Proprietário. Lá, estarão os períodos corretos de substituição e verificação dos itens de suspensão e direção. 

Além de seguir à risca o que está no Manual, procure realizar qualquer serviço no veículo em oficinas especializadas para obter um serviço de qualidade e com preço adequado. Às vezes o barato pode sair caro. 

Uma dica de manutenção interessante é ficar de olho nos pneus, freios e rodas, pois estes possuem peças, como as pastilhas de freio, que apresentam um desgaste. Ao analisar a situação periodicamente desses itens fica mais fácil identificar problemas em outros componentes, que futuramente poderão gerar mais ruído ao virar o volante.

Fonte: https://www.instacarro.com/blog/manutencao-automotiva/barulho-virar-volante/

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

× Como podemos ajudar você?