Algumas pesquisas mostram que o carro é a paixão dos brasileiros e os cuidados com o carro não podem faltar. Faz parte da família e é um bem almejado por quase todas as pessoas.
E como não se pode negar, pelo o alto valor do carro no Brasil, os cuidados com o veículo devem estar na lista de prioridades dos brasileiros e fazer parte de sua rotina para que seu patrimônio não seja prejudicado
Os maiores cuidados com o carro devem ser com seus sistemas mecânicos e eletrônicos.
E para te ajudar a cuidar desses sistemas do seu carro, listamos abaixo 6 dicas que você deve seguir para mantê-lo em boas condições:
1- Sistema de Arrefecimento
Para cuidar do carro você deve monitorar o nível de água do reservatório, pois ele controla a temperatura do motor do carro para que, ao funcionar, o motor não superaqueça a ponto de estragar as peças internas dele.
Quando a água do reservatório está baixando é sinal de que é hora de verificar se há algum vazamento neste sistema. A troca do líquido de arrefecimento também faz parte dos cuidados com o carro e deve ser feita a cada 2 anos ou 30.000km rodados.
2- Sistema de Injeção Eletrônica
Fazer a leitura periódica do sistema de injeção eletrônica com scanner faz parte dos cuidados com o carro.
Além disso, deve-se verificar o estado das velas de ignição e a contaminação do corpo de borboleta e dos bicos injetores.
Assim, além de cuidar do carro, você o mantém sempre com o melhor desempenho e o mínimo de consumo de combustível possível, de acordo com o modelo do seu carro.
3- Sistema de Transmissão
Este sistema dura bastante se fizer parte dos seus cuidados com o carro.
Para aproveitá-lo bem, deve-se evitar de descansar o pé no pedal de embreagem e não andar com peso excessivo no carro.
O motorista que sabe cuidar do carro, faz a troca de marchas no tempo correto e pisa completamente no pedal de embreagem para tal.
4- Sistema de Freio
Este é um dos cuidados com o carro mais importantes pois envolve também a segurança do veículo.
Quando gasto, deve-se trocar as peças relacionadas ao freio, como pastilha de freio, discos e também o fluido de freio, quando este já tiver sido usado por 2 anos.
Para estender os cuidados do seu veículo, deve-se também evitar frear bruscamente e levar excesso de peso no veículo.
5- Pneus
Cuidar do carro mantendo a suspensão e alinhamento em dia vai fazer com que os pneus sejam conservados por mais tempo.
Utilizar o famoso “macarrão” caso o pneu fure, não é recomendável para o motorista que realmente se importa com os cuidados com o carro. Prefira os reparos com “adesivo” por dentro do pneu.
6- Fluídos
Vários sistemas do carro precisam de óleo para seu funcionamento e preservação das peças internas. Por isso, este é mais um importante item que faz parte dos cuidados com o carro.
Bônus – Mais alguns cuidados com o carro devem ser observados:
Cuidar da aparência do seu veículo também significa cuidar do carro, por isso é importante que ele não fique exposto ao sol por longo período de tempo e receba tratamento de pintura periodicamente. Os cuidados com carros brancos devem ser ainda maiores para que a cor não amarele.
Manter os bancos, tapetes e teto também faz parte dos cuidados com o carro.
Para deixar estes itens sempre em boas condições, evite o consumo de alimentos e bebidas dentro do carro.
Os cuidados com o carro vão além de sua aparência e funcionamento
Não só dar atenção à aparência e ao funcionamento do veículo faz parte dos cuidados com o carro, mas também colocá-lo no Seguro e sempre guardá-lo em estacionamentos pode evitar grandes prejuízos e dores de cabeça.
Afinal de contas, todos estamos sujeitos a acidentes ou colisões.
Cuidados com o carro: Não deixe isso pra lá!
Para o brasileiro, o carro é um bem “bem” caro e faz parte do seu patrimônio.
Por isso, cuidar do carro, mantendo seus sistemas mecânico e eletrônico, além da aparência interna e externa dele faz parte dos cuidados com o carro e são fundamentais para mantê-lo com o valor adequado.