A substituição dos filtros automotivos é necessária para manter o bom funcionamento e prolongar a vida útil do veículo. Os filtros fazem o automóvel trabalhar corretamente retendo impurezas e partículas, as quais podem acarretar sérios problemas para alguns componentes do carro e até mesmo para a saúde dos ocupantes.
Saiba mais sobre a função e importância dessa manutenção acompanhando o texto a seguir.
Importância dos filtros no carro
Os filtros são de extrema importância para o bom funcionamento do veículo, eles retém impurezas presentes no ar, combustível, lubrificante, entre outros. Muitas vezes deixamos de lado os cuidados com este item, mas se o veículo estiver com as manutenções em dia, bem regulado ele acaba se tornando mais econômico, menos poluente e evita futuras dores de cabeça.
A troca geralmente pode ser controlada por um determinado tempo de uso ou sendo indicada pelo fabricante do veículo, do óleo ou dos filtros.
Tipos de filtros e suas funções
#1 – Filtro de óleo tem como função eliminar as impurezas como partículas resultantes do desgaste do motor e derivados da combustão. Essas impurezas são responsáveis por danificar peças do motor como pistões, cilindros, mancais, válvulas e anéis, por isso é importantíssimo a manutenção conforme programado. A recomendação das montadoras é efetuar a troca sempre que houver a do óleo ou a cada 10 mil quilômetros.
#2 – Filtro do ar tem a função eliminar as impurezas assim como todos os outros filtros. Neste caso o filtro absorve as partículas contidas no ar aspirado pelo motor para que somente ar limpo passe para a câmara de combustão, evitando desgaste precoce de peças como bielas e pistões. Além disso o excesso da sujeira faz com que o propulsor tenha que fazer mais força para puxar o ar elevando o consumo de combustível e também perdendo potência nas retomadas de velocidade.
#3 – Filtro de combustível fica localizado entre o tanque e o motor e desempenha o papel de filtrar o álcool ou gasolina antes de serem queimadas. Basicamente evita que partículas e resíduos que ficam acumulados no combustível durante o transporte e armazenamento como pó, água, ferrugem, sujeira no tanque cheguem até a bomba de combustível e ao bico injetor. A troca é indicada a cada 15 mil quilômetros.
#4 – Filtro de ar condicionado também conhecido como filtro de cabine está localizado no sistema de ventilação filtrando o ar que vem da rua para dentro do carro. Esse retém partículas como fuligem, pó, gases e micro organismos, proporcionando um ar puro para os ocupantes.
Para se ter uma noção do quão importante é sua função, existem pesquisas que comprovam que o número de brasileiros internados por conta de problemas respiratórios já é maior do que pessoas com doença de coração. A poluição é um grave problema para saúde principalmente em grandes metrópoles. Além da poluição, no ar encontram-se bactérias, fungos e vírus que podem deixar qualquer pessoa doente, por isso a manutenção do filtro de ar condicionado é indispensável.
Neste caso existem dois tipos: o filtro comum e o com carvão ativo. Esse possui uma camada de carvão ativo que proporciona além de um ar totalmente puro, ar livre de odores indesejáveis aos ocupantes. Não há um prazo determinado para troca deste item, podendo variar de acordo com o local onde o veículo trafega, mas aconselha-se a cada 15 mil quilômetros substituí-los também.
Com essas informações é possível perceber o quão importante é manter em dia a troca dos filtros, afinal eles estão trabalhando o tempo todo.
Não esqueça de fazer a manutenção dos mesmos conforme programado. O procedimento é simples e a sua oficina mecânica de confiança com certeza lhe ajudará a manter seu veículo rodando como novo.
Fonte: autenticaweb