Você já se perguntou sobre geometria automotiva? Ou como a geometria automotiva pode afetar o seu carro se ela não for feita? Você encontrou o conteúdo certo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Bem, a geometria automotiva é um serviço essencial para o veículo, pois os automóveis precisam neutralizar os impactos que sofrem de forma que as peças dele não sofram danos graves.
Porém, assim como outros diversos serviços essenciais para o automóvel, a geometria automotiva é um serviço desconhecido por muitos motoristas.
A questão é que geometria alinhamento e balanceamento são serviços fundamentais em uma oficina mecânica para que o veículo fique em perfeito estado.
E para te ajudar a entender mais sobre o assunto, preparamos este conteúdo para explicar a importância de fazer geometria pneus, geometria das rodas e, por fim, geometria do carro por completo. Confira!
- O que é a geometria automotiva?
- Em quais momentos a geometria automotiva é indicada?
- Quais os benefícios de realizar a geometria automotiva?
- Agora você sabe tudo sobre geometria automotiva e está pronto para entregar seu carro em mãos de confiança!
O que é a geometria automotiva?
A geometria automotiva (também conhecida como alinhamento) tem como função alinhar a suspensão dianteira e também a traseira em carros mais modernos.
Realizando a geometria do carro, as rodas ficarão alinhadas para que o automóvel trafegue de forma reta, sem causar desgaste rápido e irregular dos pneus e evitando problemas nos componentes de suspensão e da direção.
Por isso é muito importante fazer a geometria das rodas e a geometria pneus.
Durante o processo de geometria automotiva, é preciso determinar quanto de distância há entre os eixos do veículo. E para chegar aos dados corretos, são utilizados dois parâmetros importantíssimos: o cáster e o câmber.
O cáster ajuda na estabilidade do veículo, indicando quanto de inclinação tem no eixo vertical referente ao centro da roda.
Já o camber (também chamado de cambagem) influencia no quanto de desgaste terão os pneus do carro, indicando a distância entre a parte superior e a inferior da roda. Por esse motivo é importantíssimo realizar a geometria das rodas e a geometria pneus.
Com o fato de o carro passar frequentemente por irregularidades na pista, como buracos de diversos tamanhos, a fazer a geometria do carro é essencial para o bom funcionamento do veículo, já que passando por essas irregularidades a suspensão perde seus pontos fixos e ao fazer geometria automotiva é perfeitamente possível corrigir esses problemas.
Em quais momentos a geometria automotiva é indicada?
A geometria automotiva é altamente recomendada em diversas situações “comuns” no dia a dia de um motorista, tais como:
- A cada 10.000km rodados com o carro ou, então, nas manutenções indicadas no manual do veículo,
- Geometria alinhamento e balanceamento são importantes quando o motorista não consegue manter o carro reto, pois o carro está “puxando para um lado”;
- Quando for efetuada a troca dos pneus é muito importante que se faça a geometria do carro, também é muito recomendado quando algum pneu está sofrendo um desgaste diferente com relação aos outros;
- A geometria automotiva também deve ser feita sempre que o veículo sofrer alguma colisão;
- Ao trocar qualquer elemento da direção ou da suspensão, também deve-se fazer geometria automotiva.
Ou seja, a geometria automotiva é altamente recomendada para diversas situações, para que se tenha a melhor estabilidade possível ao pegar no volante.
Isso porque a geometria automotiva oferece diminuição no risco de acidentes, além de que o veículo consumirá menos combustível, já que os pneus estarão alinhados.
Quais os benefícios de realizar a geometria automotiva?
Fundamental para garantir o desempenho adequado do seu veículo, a geometria automotiva irá gerar maior conforto e o mais importante, segurança na hora de dirigir.
O procedimento de geometria automotiva, irá fazer com que o carro absorva da maneira correta os desníveis e elevações das vias pelas quais você circula, oferecendo prolongação da vida útil dos pneus e evitando desgastes desnecessários e prematuros.
Já sabendo sobre o aumento expressivo da segurança que você irá obter realizando a geometria automotiva, ainda deverá lembrar-se da economia que a geometria automotiva oferece. Com ela você poderá economizar cerca de 25% a 60% da vida útil dos pneus, além de quase 10% no consumo do combustível.
Ou seja, fazer geometria automotiva, ou geometria alinhamento e balanceamento, te permite ter mais segurança no carro, economizar, evitar desgastes precoces e ainda oferecerá mais conforto na hora de dirigir, pois o carro “não ficará puxando para um lado”.