Você sabia que existem diferenças entre pneus tradicionais e de alta performance?
Os pneus de alta performance são projetados para oferecer aos proprietários de carros esportivos e outros veículos maior capacidade de resposta e tração, principalmente em condições úmidas e secas.
Eles são fundamentais para proporcionar a estimulante experiência de condução que os motoristas esportivos estão procurando, e claro, ao mesmo tempo poder chegar a uma velocidade mais alta com maior segurança. Para suprirem estes objetivos eles são mais largos, têm a parede lateral mais baixa e geralmente possuem desenhos diferenciados nos sulcos (fissuras).
Outras diferenças entre os pneus estão na estruturação que recebem. Os pneus de alta performance são reforçados com materiais na cinta do pneu, que permitem maior equilíbrio quando for exigido em condições extremas.Portanto, maior qualidade na dirigibilidade, aderência, frenagem, seja em pista seca ou molhada, são os principais fatores que diferenciam pneus de alta performance dos tradicionais.
Os pneus de alta performance são adequados para mim?
Diferentes pilotos esperam coisas diferentes de seus veículos, e os pneus que escolhem podem fazer toda a diferença. Esses tipos de pneus diferenciados podem ser a escolha certa para:
-Motoristas que buscam, em primeiro lugar, um manuseio preciso com melhor aderência e capacidade de resposta.
-Motoristas que não se importam em fazer pequenos sacrifícios em termos de consumo de combustível, conforto de condução e vida útil dos pneus, a fim de obter um controle superior na estrada.
-Motoristas que não querem simplesmente ir do ponto A ao ponto B, mas desejam uma experiência de direção aprimorada.
Pneus de alta performance e ultra alta performance.
Existe ainda, as diferenças entre pneus de alta performance (HP) e os de ultra alta performance (UHP), uma categoria superior. O que muda é que os pneus UHP são feitos para ter ainda maior aderência em pista seca, maior durabilidade, tração e flexibilidade.
Os UHP possuem menos sulcos e borracha mais macia para gerar maior aderência. Entretanto, ter menos sulcos acarreta em menor drenagem de água, por isso, no quesito pista molhada, os pneus de alta performance saem na frente.
No quesito de suporte de velocidade máxima, os HP e UHP também se subdividem. A identificação é feita por letras:
HP Letra H – suportam até 210km/h
HP Letra V – suportam até 240km/h
UHP Letra W – suportam até 270km/h
UHP Letra Y – suportam até 300km/h
(As velocidades podem variar de acordo com o fabricante, acima são médias).
Quais são as dicas para selecionar pneus de alta performance?
-Certifique-se de que cumprem as recomendações do fabricante do veículo.
-Recomenda-se que todos os quatro pneus tenham a mesma classificação de velocidade.
-Lembre-se que as classificações de velocidade são calculadas de acordo com testes de laboratório conduzidos sob condições rigorosamente controladas.
As condições que você encontra na estrada quase sempre diferem daquelas que você encontra no laboratório.
Fonte: minhaoficina