(48) 99809-0515

Protetor de cárter – instalá-lo ou não?

O Protetor de cárter é realmente uma boa?

Instalá-lo ou não, eis a questão. O protetor de cárter é um item polêmico e que gera confusão entre os proprietários, que precisam pensar bem antes de optar pelo seu uso.

O protetor de cárter é um item utilizado como moeda de negociação por muitas montadoras, que falam de suas maravilhas no momento de comercializar um automóvel 0 km, mas será que vale mesmo a pena investir nesse acessório que promete proteger o motor? A resposta é que depende de cada modelo e de seu proprietário. Via de regra, não existe obrigatoriedade em usar o protetor de cárter e, em alguns casos, ele pode até trazer problemas para o veículo.

O protetor de cárter protege mesmo o motor de pancadas?

O principal argumento utilizado para vender o protetor de cárter é que ele evita que pedras, lama e água atinjam o cárter, que armazena o óleo lubrificante. Ele, basicamente, leva as pancadas no lugar do cárter e já vem de fábrica em modelos mais aventureiros ou picapes em geral, porém grande parte das montadoras argumenta que ele não é necessário embora proteja o motor, já que os veículos são equipados com subchassis para exercerem essa função.

O protetor de cárter aumenta a segurança em caso de colisão?

Ao contrário do que revendedores afirmam para comercializar o protetor de cárter, ele não necessariamente é uma proteção extra do cárter em caso de acidentes. Essa peça, inclusive, pode causar sérios danos ao automóvel se não for original e homologada, bem como desviar a água da rua para o filtro de ar e danificar o motor.

Os casos mais graves são os acidentes com impacto frontal, nos quais, pelo projeto, o motor deveria cair para baixo, porém, com o protetor de cárter, pode avançar para dentro de cabine de passageiros.

O protetor de cárter vem de fábrica ou não?

Grande parte dos modelos de veículos comercializados atualmente no mercado brasileiro não possuem protetor de cárter e algumas concessionárias utilizam essa brecha para comercializá-lo como opcional. As montadoras alertam, no entanto, que alguns carros já possuem proteção extra e, por isso, o protetor de cárter não é indicado. Na dúvida, é melhor consultar o SAC da montadora e perguntar se o automóvel em questão pode receber essa peça de aço.

Adicionar ou retirar itens de um automóvel sem consultar a montadora ou um especialista pode trazer sérios riscos ao seu veículo. Avalie sempre os prós e contras de qualquer tipo de acessório, investigue o que ele pode causar e, só depois, tome uma decisão.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

× Como podemos ajudar você?