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Rodízio de pneus: Como e quando fazer?

Você sabia que é preciso fazer rodízio de pneus do seu carro? Entenda como ele é feito, quando deve ser realizado e sua importância

Todas as formas de economizar com a manutenção automotiva são bem vindas, principalmente quando estamos em um ambiente onde tudo custa muito caro, como na situação econômica brasileira atual. 

Uma forma de cuidar melhor do seu dinheiro e do seu carro é realizar o rodízio de pneus. Cuidar bem dos pneus é de extrema importância pois estes itens estão ligados diretamente com a segurança do veículo. Além disso, é bom lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu art. 230, inciso XVIII, condena como infração de trânsito dirigir o veículo em mau estado de conservação.

Além de pôr em risco a sua vida e outras pessoas, deixar para cuidar dos pneus pode sair muito caro, já que itens novos subiram bastante de preço. Quatro pneus para um veículo simples ou popular é vendido no mercado pela média de 700 reais, fora o estepe.

O que é o rodízio de pneus? 

Basicamente, o rodízio de pneus é quando você altera o local e a posição original em que o pneu está montado desde a fábrica. Isso é indicado porque os pneus dianteiros e traseiros se desgastam de forma diferente. 

Por exemplo, os pneus frontais carregam mais de 60% do peso do automóvel. Por isso, consequentemente, esses componentes sofrerão um desgaste maior e mais rápido do que os traseiros. A forma de condução também interfere diretamente na vida útil do pneu. 

As conversões que fazemos à esquerda são realizadas a uma velocidade maior do que quando convergimos para a direita. Logo, essa atitude faz com que mais carga seja colocada do pneu dianteiro direito, resultando em um desgaste maior e mais rápido quando comparado com o pneu dianteiro esquerdo. Ao realizar o rodízio, você iguala esses desgastes que ocorrem de maneira diferente em determinados setores do carro. 

Quando realizar o rodízio de pneus?

Normalmente, alguns modelos trazem em seu Manual do Proprietário quando e como deve ser realizado o rodízio de pneus. É comum que o procedimento seja realizado entre cinco e dez mil quilômetros percorridos.

Além da quilometragem, vista no hodômetro, aquela verificação visual também é interessante. Há pessoas que rodam bastante, logo o desgaste pode ser mais acentuado em um período menor que o indicado pela montadora. Por isso, compare o desgaste entre pneus dianteiros, traseiros e suas respectivas laterais. Caso você seja mais esquecido, uma dica é sempre que for realizar a troca de óleo também faça o rodízio de pneus. 

Como fazer o rodízio?

Quando for a hora de realizar o rodízio, a instrução inicial é que os pneus dianteiros tenham suas posições trocadas com os pneus traseiros. Mude apenas a localização e não os lados, logo, um pneu que dianteiro esquerdo deve mudar para traseiro esquerdo. 

Esse procedimento é um processo geral, por isso, alguns veículos com diferença de tamanho nas rodas deverão seguir outros processos, que devem ser verificados por um mecânico de confiança.

Depois de realizar o rodízio, verifique se há alguma alteração nos pneus, para evitar que o carro possa apresentar instabilidade ao dirigir. O ideal é que junto com o rodízio seja feito o alinhamento. Além disso, é necessário verificar e balancear as rodas, para minimizar qualquer alteração de quando a troca do pneu foi feita.

Como visto, para fazer um rodízio bem feito, é necessário deixar o carro alguns dias na oficina mecânica, por isso, se programe para a realização da manutenção. Quanto ao custo, saiba que mesmo somando todos os procedimentos necessários, o rodízio sairá bem mais em conta do que comprar pneus novos. 

Quando devo fazer o rodízio de pneus ou trocá-los? 

Assim como qualquer procedimento automotivo, o rodízio de pneus não é algo que deve ser realizado para sempre. Todos os pneus comercializados possuem entre seus sulcos uma pequena elevação de borracha que ajuda a saber o desgaste do item. 

Quando essa indicação chamada de TWI (Tread Wear Indicator) é atingida, significa que os sulcos chegaram ao seu limite de 1,6 milímetro, e para cumprimento da lei e segurança do carro, é hora de trocar os pneus. 

Fonte: https://www.instacarro.com/blog/manutencao-automotiva/rodizio-de-pneus/

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